Desvendamos as dúvidas frequentes do EaD

Já pensou em cursar a distância, mas ficou com medo da modalidade não ser boa, do diploma não valer, e por outras inúmeras informações desencontradas na internet? Pois é, você não é o único!

Muitas vezes quem gostaria de estudar EaD não se informa direito e acaba desistindo por motivos que não são verdadeiros. E, consequentemente, perde uma ótima possibilidade de alavancar a carreira, ampliar as oportunidades profissionais para o futuro e melhorar de vida.

O EaD está ganhando cada vez mais espaço e destaque por ser a modalidade de ensino superior que mais cresce no Brasil. Ele oferece praticidade, flexibilização de tempo, preços acessíveis e uma ótima qualidade de ensino. Incrível, né?

No artigo de hoje, o blog da Faculdade SMG esclarece todas as suas dúvidas relacionadas a essa modalidade. Vem com a gente!

Quer praticidade e ensino de qualidade? Tudo isso você encontra no EaD

Saiba como escolher o melhor curso EaD para você

Conheça os cursos EaD que mais ganham alunos

Faça uma graduação EaD e economize

Confira vantagens de ser aluno EaD

Desvendamos as dúvidas frequentes do EaD

Você acha que fazer um curso a distância é um bicho de sete cabeças?

Pelo contrário, o funcionamento é bem simples e prático: as disciplinas previstas na matriz curricular da graduação EaD são cursadas normalmente, e as aulas e o material didático são disponibilizados em uma plataforma online.

E por conseguir controlar seus horários, você acessa de acordo com sua própria rotina de estudos e, periodicamente, realiza as atividades propostas pelo seu tutor EaD. Para se comunicar com ele, basta utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem, mais conhecido como AVA.

Caso você precise de algum apoio ou orientação, também pode contar com os polos distribuídos por sua localidade, nos quais irão ocorrer as atividades presenciais, como provas, práticas profissionais e defesas de trabalhos (incluindo o da conclusão de curso, o famoso TCC).

Você sabia que uma da dúvidas mais frequentes é: “o diploma é valido, terei reconhecimento?”

E a resposta para é SIM!

O diploma do EaD comprova a escolaridade em situações como concursos públicos, buscas de emprego e ingresso em pós-graduação. Ele só precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, os cursos de graduação EaD passam pelas mesmas avaliações (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade) aplicadas em cursos presenciais.

Você já conhece os cursos da Faculdade SMG? Acesse o nosso site: smg.edu.br

“Mas eu só posso fazer Bacharelado?”

Claro que não!

Na modalidade a distância você pode cursar graduação em Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo. Tudo depende do curso e da área escolhida.

Por exemplo, se você escolher fazer Letras, pode optar por Bacharelado ou Licenciatura. No Bacharelado, você terá mais foco em teoria, pois a carreira exige muitas pesquisas e experiências; e na Licenciatura, você terá aulas de educação, didática, pedagogia e outras matérias que envolvam o ensino.

Você sabe quais são as diferenças entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo?

Bacharelado: foco na formação generalista. Trabalha aspectos práticos e científicos da profissão.

Licenciatura: permite ensinar alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É preciso, inclusive, cumprir 300 horas de prática de ensino.

Tecnólogo: a formação é mais rápida por conta do tempo de duração do curso. Bem dinâmica, incentiva o  desenvolvimento da capacidade empreendedora.

Curtiu conhecer esses tipos de formação? Acesse o nosso site ibirapuera.br veja os cursos disponibilizados em bacharel, licenciatura e tecnólogo.

“E como é a relação com o mercado de trabalho?”

Diante de uma nova realidade da Educação, percebe-se que a qualidade do ensino dessa modalidade de curso é tão alta quanto a da educação presencial. Além disso, o EaD desenvolve uma série de competências extras, como proatividade, disciplina e gestão de tempo… diferenciais importantes do profissional diante do mercado de trabalho.

Portanto, a aceitação do mercado de trabalho em relação aos cursos EaD só cresce cada dia mais. Inclusive, com tantos profissionais competentes formados por essa modalidade, a tendência é ter mais reconhecimento e mais portas abertas.

“Posso fazer transferência da modalidade presencial para EAD, ou vice versa?”

Sim, com certeza!

Por conta da grade curricular ser a mesma, é só mudar o formato de estudo. Porém, o processo de transferência depende de cada instituição, pois as regras e procedimentos são diferentes.

Agora uma coisa que você não vai acreditar é que muitos ainda acham que cursar EaD é fácil!

Dá pra acreditar?

E não tem nada a ver, pois a diferença entre os cursos de graduação presencial e a distância está na modalidade de ensino, ou seja, o tipo de atividade e as tecnologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Porém, as disciplinas respeitam as mesmas diretrizes curriculares e tratam dos mesmos temas.

E aí, conseguiu acabar com todas as suas dúvidas? Ainda não? Acesse o nosso blog e confira diversas matérias sobre a modalidade EaD: smg.edu.br