Dia Mundial da Segurança de Alimentos

Você sabe a diferença entre Segurança de Alimentos e Segurança Alimentar?

Apesar dos conceitos serem quase indissociáveis, a Segurança de Alimentos e  a Segurança Alimentar não são a mesma coisa.

A Segurança de Alimentos refere-se a métodos e ações que viabilizem a qualidade dos alimentos, de modo que não apresentem riscos à saúde dos consumidores. Assim, reúne ações e agentes envolvidos em toda cadeia, desde os insumos para a produção até a mesa do consumidor final.

Já a Segurança Alimentar está relacionada ao direito dos cidadãos de acesso a alimentos de qualidade, em quantidades suficientes para manterem-se saudáveis. Contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, o direito à alimentação é essencial para a manutenção dos demais direitos.

Qual a importância da segurança dos alimentos?

Um alimento que não esteja dentro dos padrões de qualidade pode causar muitos danos à saúde do consumidor.

A Segurança dos Alimentos está relacionada à garantia de qualidade desde o processo de produção até à mesa do consumidor, de forma a não apresentar riscos à saúde das pessoas, além de atuar na prevenção/tratamento de doenças relacionadas à alimentação.

Em Dezembro de 2018 com a resolução 73/250  ficou acordado que o dia 07 de Junho seria escolhido para conscientizar e sensibilizar as pessoas acerca da importância da Segurança dos Alimentos. Assim, em 2019, a OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde em parceria com a Organização Mundial de Saúde – OMS, realizaram o primeiro evento intitulado “Segurança dos Alimentos, responsabilidade de todos”, para celebrar o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos.

A OPAS aproveita a data para realizar 5 chamadas à ação:

O tema escolhido para este ano de 2021 é
“Alimentos seguros agora para um amanhã saudável” e objetiva destacar que a produção e o consumo de alimentos seguros trazem benefícios imediatos e de longo prazo para as pessoas, o planeta e a economia.

Nos dias 1 e 3 de junho será realizado um evento online, onde serão abordadas as questões de boas práticas de produção e manuseio de alimentos, mudanças climáticas e segurança, e rastreabilidade.

Acesse a página da Campanha para saber mais.

Você que sonha em ser um nutricionista e promover saúde e bem-estar, venha fazer parte dos nossos acadêmicos de Nutrição! Agende agora mesmo o seu Vestibular – SMG   e deixe-nos guiá-lo rumo a um futuro de sucesso!

Leia mais em:

Conheça tudo sobre o curso de Nutrição! – Faculdade Santa Maria da Glória – SMG

Alunos de Nutrição realizam visitas técnicas. – Faculdade Santa Maria da Glória – SMG

Aproveite para navegar pelo nosso Blog e conheça mais sobre a instituição e confira outros conteúdos super interessantes!

Siga nossas páginas nas redes sociais!