Conheça tudo sobre o curso de Nutrição!

Olá, está pensando em cursar Nutrição? Tem interesse nessa área?

Então saiba que essa graduação está entre as mais procuradas pelos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior.

Isto porque o mercado para essa área é bastante amplo. Os alunos que começam a cursar Nutrição, com certeza, terão um futuro muito promissor.

Nós da SMG daremos alguns detalhes desta graduação que irão encantar você em relação ao mercado e atuação desta área..

Veja também:

Saiba como funciona aproveitamento de disciplinas na graduação

Veja como e feita a divisão dos cursos de graduação entre as áreas do conhecimento

Sabia que os estágios contam como experiência? Amplie suas oportunidades com a graduação na smg

Saiba mais sobre a graduação de bacharelado. Confira tudo sobre essa categoria do ensino superior

.A nutrição está presente na vida de todas as pessoas, uma má alimentação pode causar muitos transtornos. E é aí que o profissional de nutrição se faz necessário.

O que é nutrição?

A nutrição é uma ciência que estuda o comportamento do corpo humano ao interagir com produtos alimentícios. Envolve os estudos nutricionais em todos os estágios da existência do ser humano.

O que é um nutricionista?

O nutricionista é o profissional responsável por manter ou recuperar a saúde por meio da alimentação. Este profissional colabora para que seus pacientes tenham um estilo de vida mais saudável.

Como funciona o curso de Nutrição?

O curso de nutrição na universidade Santa Maria da Glória oferece graduação em bacharelado.

O curso visa à capacitação do estudante de Nutrição para atuar em áreas da saúde nas quais o conhecimento de alimentação e nutrição se façam necessários. A instituição preza pelo ensino que forma profissionais com habilidades e técnicas pertinentes à profissão, assim, os alunos saem aptos para atuar no mercado de trabalho com responsabilidade e competência.

A duração do curso é estimada em um período de quatro anos fragmentados em períodos, com aulas presenciais no período noturno. O curso está com um desconto de 35% para pagamentos até o dia primeiro de cada mês no valor de: R$779.35. As aulas são divididas entre práticas e teóricas.

O que se aprende no curso de Nutrição?

O aluno do curso de nutrição adquire conhecimentos sobre a composição de diferentes alimentos, seus benefícios, malefícios e diferenças de cada grupo alimentar. Também vai desenvolver técnicas dietéticas e aprender formas saudáveis de preparar cada alimento.

O aluno também terá aulas de anatomia, fisiologia e bioquímica.

O objetivo do curso é ensinar ao aluno como exercitar a promoção e preservação da saúde, por meio da alimentação. Assim, o  aluno adquire conhecimento suficiente para saber o que fazer para oferecer uma qualidade de vida saudável.

Como funcionam os estágios no curso de Nutrição?

Os estágios deste curso são obrigatórios para a conclusão do mesmo e são devidamente supervisionados. O estágio possibilita um aprendizado mais eficiente em que os alunos aprendam na prática com os desafios da profissão.

O objetivo é proporcionar ao aluno uma experiência única e benéfica, que vai contribuir positivamente para sua formação, auxiliando, assim, a formar um profissional capacitado para atuar em suas respectivas áreas no mercado de trabalho.

Qual o perfil do profissional de Nutrição?

Se você ainda tem alguma dúvida se esta graduação é a certa para você cursar, conheça se você se encaixa no perfil de um nutricionista.

Um profissional na área de nutrição deve ser comunicativo, pois trabalha com pessoas o tempo todo, sendo crucial para seu sucesso nesta área que ele saiba se comunicar com seus pacientes.

Proatividade – Esta característica é muito importante para o nutricionista, pois deve sempre buscar soluções em seu trabalho tanto na elaboração de um projeto como em sua execução.

Sensibilidade – Essa área exige muito dessa característica, pois em seu ambiente de trabalho pode se deparar com muitas pessoas fragilizadas por um doença ou vulneráveis a alguma condição física ou emocional.

Quais são as áreas de atuação do profissional de Nutrição?

Se você deseja muito cursar Nutrição, saiba que existe um mercado com muitas oportunidades para este profissional. Listamos algumas áreas de atuação para você conferir:

• Nutrição social: atua na saúde pública, sua função é cuidar da alimentação da população para que estes tenham uma alimentação equilibrada, com o objetivo de prevenir doenças que afetam frequentemente a sociedade.
  • Nutrição clínica:esse tipo de atuação é a mais comum. É a área que as pessoas imaginam quando ouvem falar em um nutricionista. O profissional atende seus pacientes em um consultório particular ou em clínicas especializadas. Busca prestar assistência à dieta dos pacientes, promovendo a saúde. Existem pacientes que recorrem a esse profissional com o intuito de melhorarem a sua estética.
  • Nutricionista industrial: o profissional atua diretamente na indústria alimentícia, a fim de entregar para o consumidor um produto de qualidade.
  • Nutrição esportiva: engloba a saúde nutricional aliada a prática de atividades físicas.
  • Nutrição hospitalar: esta é a área de atuação em que o profissional prescreve dietas para pacientes cirúrgicos ou que por algum motivo necessitam de internação.
  • Catering: este profissional atua junto à determinada empresa, elaborando cardápios para clientes e/ou funcionários.
  • Marketing: o profissional que atua com produtos ou serviços relacionados à alimentação, com objetivo de informar e promover o consumo consciente.

Viu só quantas áreas de atuação o profissional de nutrição pode atuar? Todas áreas promissoras para um recém-formado.

Se você gostou desse curso, acesse o site da smg e realize a sua matricula!

Continue navegando em nosso blog para ver mais conteúdos interessantes!