Hashtag e hiperlink são termos familiares para você. Mas, você conhece quais são suas funções?

Na sociedade em que vivemos, na qual tudo se transforma tão rapidamente, hashtags e hiperlinks têm presença marcante e grande espaço nas redes sociais.

A maioria das pessoas já faz uso desses recursos, mas nem todos sabem quando usá-los em suas publicações e nem com que objetivos. Então, fique com a gente e leia as informações que trazemos para você.

Confira também:

Descubra como estudar com as redes sociais

descubra o  que são mapas mentais  e para que eles servem

O que é hashtag?

Hashtag é um símbolo de cerquilha, seguido de uma palavra chave, que formam uma composição.  A palavra chave deve ser escolhida mediante maior relevância com o conteúdo a ser publicado.

As hashtags são usadas em redes sociais como facebook, instagram e twitter.

Uma hashtag é uma palavra de indexação de um texto.

Qual a função de uma hashtag?

Quando você cria uma hashtag ela se transforma em um hiperlink, que direciona a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica. Por exemplo: se você criar uma hashtag com a palavra #Estudos,  todos na rede social poderão encontrar conteúdos relacionados a esta palavra ao  clicarem sobre ela.

Com as hashtags, torna-se possível atingir um número maior de pessoas e também conseguir controlar melhor o que está sendo publicado em relação a um determinado tema.

A sua função se aplica na facilitação de buscas dos usuários das redes sociais e otimiza o tempo do usuário, pois este vai encontrar o que está procurando mais rapidamente.

Como utilizar uma hashtag?

Veja como aplicar as hashtags:

• Utilize poucas palavras

Se você agrupar várias palavras em uma hashtag só vai dificultar a leitura e a compreensão da mensagem. O usuário vai demorar para conseguir ler e isso pode causar desinteresse. Então, mantenha suas hashtags curtinhas, pois serão melhor codificadas.

• Inicie as palavras com letras maiúsculas

Caso precise usar mais de uma palavra, inicie a próxima sempre com letra maiúscula, pois isto torna mais fácil a visualização na hora de identificar as palavras que compõem a hashtag, facilitando também a leitura para o usuário. Exemplo: #FaculdadeSMG

• Minimize a frase da hashtag

Como já foi citado anteriormente, uma hashtag muito longa não é apropriada. Também evite o uso de uma hashtag para cada palavrinha da frase, pois isto, além de fragmentar a sua frase, também dificulta a leitura. Procure utilizar uma ou duas palavras em sua hashtag.

• Utilize palavras chaves do texto como hashtags

A hashtag deve fazer sentido e ter um significado vinculado à ideia principal do texto.  A sua função é de indexar e facilitar buscas. Se você usar palavras que não tenham relação com o texto, sua hashtag vai perder o propósito principal. Então, evite palavras aleatórias.

• Verifique sempre a ortografia

Ninguém gosta de se deparar com erros de ortografia, isto dificulta o entendimento, além de poder alterar o sentido de uma palavra.

Apesar de as redes sociais serem um lugar menos formal,  não se esqueça de atentar para este detalhe, pois sua palavra não será indexada corretamente, deixando de ser direcionada para outros textos.

E os hiperlinks? O que são?

hiperlinks  são palavras, imagens ou frases clicáveis, que direcionam para outra página e outro conteúdo .

Qual a função de um hiperlink?

Basicamente, os hiperlinks permitem aos usuários migrar de uma página para outra com mais facilidade e rapidez. Ao clicar sobre um hiperlink haverá uma abertura de nova pagina, saltando de um conteúdo para outro.

Como usar um hiperlink?

Os hiperlinks são utilizados como um convite à ação, um convite para o usuário visitar determinada página ou ler determinado assunto.

Os hiperlinks podem ser usados em sites, redes sociais e e-mails.

Importância de um hiperlink

Como já citado, o hiperlink permite acesso a outras páginas, ampliando o conteúdo de um determinado texto, enriquecendo-os com informações e conhecimentos. O fato de haver um texto básico que remete a outras páginas também é um fator a ser considerado, uma vez que permite acesso mais rápido a novos temas, se a pessoa assim o desejar em sua leitura.

Outro fator importante é para quem está publicando, pois é uma maneira de fazer com que seu público tenha acesso a várias informações ao mesmo tempo.

As hashtags e os hiperlinks  possuem um valor muito grande para a mídia digital, pois algumas empresas fazem uso delas para gerar engajamento e atingir o seu público alvo. E na maioria das vezes obtém sucesso em seu propósito.

Espero que tenha gostado de nossas dicas quanto às hashtags e hiperlinks!

Continue acompanhando o blog da SM, pois sempre temos conteúdos novos para te manter bem informado.

Siga-nos nas redes sociais!