Descubra o que são mapas mentais e para que eles servem

Autor(a):

Você sabe o que são mapas mentais e como funcionam?

Nós da Universidade Santa Maria da Glória, trouxemos para você um conteúdo completo sobre este tema. Confira!

A organização é algo muito importante em todos os aspectos da nossa vida, mas com a correria do dia a dia parece impossível dar conta de tudo, não é mesmo? 

Com tantos estímulos que nos afetam durante o dia todo, a ansiedade aumenta muito, por isso focar na organização é a chave que facilita nossas vidas. Nesse sentido,  é preciso conhecer ferramentas eficientes que auxiliem nessa tarefa.

Veja também:

Confira 7 dicas incríveis de como manter a disciplina nos estudos e arrase na graduação 

Hábitos que o aluno ead deve evitar 

Organize-se!  

Ferramentas de estudos. 

A organização é importante em todos os  setores do cotidiano, tanto na vida acadêmica quanto no trabalho e até mesmo na sua vida pessoal. Sendo assim, ela se torna imprescindível! 

Uma forma de organização é criar esquemas, fazer anotações, o que pode ser encontrado nos mapas mentais, assim visualizando os conteúdos com base em formas e palavras chaves, você memorizará facilmente tudo o que precisa saber em seus estudos. 

O que é um mapa mental?

Criado pelo escritor inglês  Anthony Peter, mais conhecido como Tony Buzan, em meados do século XX, o mapa mental é uma técnica de sistematização e otimização de estudos que tem como seu principal objetivo organizar o conteúdo e facilitar a interpretação das informações ali expostas. 

É uma espécie de resumo com palavras- cores e símbolos. Os mapas mentais são de certa forma uma maneira de liberar o potencial do cérebro, usando a imaginação e a associação ao mesmo tempo. Os pensamentos ficam organizados e mapeados em um só documento.

Você sabia? 

Que todas as pessoas possuem uma habilidade natural de criar mapas mentais, pois estes funcionam da mesma forma com que nosso cérebro trabalha.  Um lado do cérebro humano é mais criativo, ou seja, usa mais a imaginação, enquanto que o outro lado é mais racional, lógico e foca mais nas associações entre as ideias. E sendo assim nosso cérebro cria mapas mentais de um jeito natural.

Quais são os benefícios de criar um mapa mental?

O mapa mental é um método para organizar seu material e além da organização ele contribui para outros fatores, como:

  • ativar a criatividade;
  • auxiliar na resolução de problemas;
  • organizar as ideias;
  • ajudar na concentração;
  • ampliar a visão; 
  • facilitar os estudos;
  • colaborar para a memorização.

São muitos os benefícios que se obtém ao criar mapas mentais.

Criar um mapa mental não vai ocupar muito o meu tempo?

Uma questão que algumas pessoas ficam apreensivas ao criar um mapa mental é a questão do tempo. Pois, com tanta coisa pra fazer, parar para criar um mapa mental parece ser tolice. 

Mas, na verdade, os mapas mentais otimizam o seu tempo. Com eles você vai conseguir estudar mais conteúdos em menos tempo na hora de fazer uma revisão para uma prova, por exemplo. 

Como criar um mapa mental?

Comece destacando uma palavra chave, essa palavra tem que ser o centro de todo conteúdo. Ela irá ficar no núcleo do mapa.

Depois vem as ramificações da palavra chave. Escolha algumas imagens ou símbolos que te remetem a este assunto, e que sejam de fácil identificação.  Cada elemento tem que representar algo para você e ter conexão com o seu resumo. Por isso, deve ser muito bem elaborado. Pense na escolha das cores, setas, balões, formatos, etc. São estes elementos que vão te ajudar na fixação do conteúdo.

O mapa mental só tem utilidade para os estudos?

Não. Você pode aplicar este método em diversas áreas da sua vida, desde a organização da sua casa até em palestras do trabalho etc.

No mapa acima há duas palavras centrais que explicam o seu significado ligado por flechas.

Outra ferramenta que se associa ao mapa mental é o mapa conceitual, veja um exemplo:

O exemplo acima possui um tema apresentado por palavras centrais, ligadas por flechas a um verbo e por outras flechas, que ligam estes verbos a conceitos ou explicações. A diferença entre um mapa mental e um mapa conceitual é que incluem um verbo para interligar as ideias centrais a seus  conceitos.

Ferramentas que podem facilitar a criação do seu mapa mental:

  • Mind manager – é uma ferramenta paga que permite uma avaliação gratuita por 30 dias. Com esta ferramenta você tem a possibilidade de desenhar conexões, interligando diferentes tipos de ideias; também permite que sejam inseridos links e arquivos que tenham relação com o tema.  Os mapas mentais criados com essa ferramenta são mapas visuais que podem ser compartilhados.
  • Mind maister – o editor permite  a criação de mapas mentais online e  o desenvolvimento de ideias através de textos e imagens. Pode ser utilizado para brainstorming, anotações e outras tarefas. Um detalhe interessante dessa ferramenta é que usa armazenamento em nuvem, o que significa que você não precisa sobrecarregar seu dispositivo.
  • Coggle – com um grande destaque no mercado. Essa ferramenta permite transformar algo complexo em algo simples. Seu destaque se deve pela colaboração em tempo real. Possui versão gratuita e sua versão paga.
  • Lucidchart – Essa ferramenta traz pra você a possibilidade de edição de textos e formas, com apresentações em slides, interatividade em grupo. Disponível na versão gratuita.
  • Papel e caneta – As ferramentas digitais facilitam muito, mas a eficiência do tradicional permanece a mesma. Se você não se encaixa nessa categoria online, anote! Comece com um núcleo, depois vá criando seus tópicos, inclua cores, inclua imagens e, prontinho, aí está seu mapa mental!

E aí, o que achou? Que tal fazer um teste para aumentar a sua produtividade e ministrar com mais eficiência seus estudos. Se quiser aplicar esse método em outros segmentos da sua vida, sinta-se à vontade para explorar a técnica.

Temos mais algumas dicas sobre mapasmentais em nosso blog, confira!

Fique atento, temos conteúdos fresquinhos diariamente!

Siga-nos nas redes sociais!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook
Faculdades SMG © 2019​