Faculdade EAD: qual o perfil do aluno ideal?

Fazer uma faculdade a distância é a realidade de um número cada vez maior de alunos no Brasil. A rotina corrida e algumas facilidades, como escolher o horário ideal para estudar, tem atraído um grande número de pessoas. Mesmo assim, muitas ficam em dúvida se tem disciplina para levar essa modalidade a sério. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre o perfil do aluno EAD.

Nessa modalidade, as aulas acontecem em ambiente virtual. Ou seja, o aluno pode estudar no horário que julgar melhor e no local mais apropriado. Descubra agora se você tem as características desejadas para ser um aluno exemplar.

Você é organizado?

Calma, porque o perfil do aluno EAD não é necessariamente ser a Marie Kondo das graduações. Mas não podemos negar que uma formação de qualidade exige o mínimo em organização – seja ela presencial ou a distância.

No caso do EAD, a flexibilidade de horários não significa que você pode se livrar da rotina. Uma vez que existe a liberdade de estabelecer o próprio ritmo do aprendizado, é preciso se organizar para acompanhar o calendário geral do curso.

Acumular o conteúdo não é bacana, portanto, você precisa separar algumas horas da sua semana para se dedicar a leitura e outras atividades da facul. Leve em consideração a sua realidade e veja se é melhor fazer isso aos finais de semana, ou separando alguns períodos de segunda a sexta.

Você é proativo?

Para o EAD, ser proativo significa estar disposto a trabalhar com novas tecnologias. Isso porque o ensino acontece no mundo digital. É necessário ter jogo de cintura para lidar com as plataformas de ensino e ter vontade de aprender.

Optando pela graduação EAD, você terá que acessar os sistemas para:

  • assistir aulas;
  • interagir em chats e grupos de discussão;
  • realizar atividades;
  • conversar online com professores e tutores.

Você é comprometido?

Até aqui, você concluiu que consegue se organizar numa boa para fazer as atividades e lidar com os ambientes de ensino virtuais. Que bom! Você está quase pronto para fazer a sua matrícula.

Antes disso, existe uma questão muito importante: o comprometimento. A interatividade do ensino EAD costuma estimular a independência do estudante. Isso significa que você deve iniciar os seus estudos comprometido a terminar e conquistar o diploma.

Não adianta muita coisa chegar a metade do caminho e achar que aprendeu o suficiente. Hoje, ter o Ensino Superior concluído é requisito básico para se posicionar com qualidade em um mercado tão competitivo. Portanto, finalize seus estudos!

E então, já descobriu se você tem o perfil do aluno EAD? Caso você não se identifique com alguma das questões apontadas durante este post, saiba que sempre há tempo de trabalhar essas características. Com foco e força de vontade você pode chegar longe. E tudo o que pontuamos aqui também serve para aqueles que estão pensando em fazer uma pós a distância.

Aproveite para conferir algumas dicas de ferramentas para aumentar a qualidade dos seus estudos. 

 

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress