Saiba mais sobre Ciências Biológicas! Quais são as áreas de atuação para esse profissional?

Vem cá, deixa eu te perguntar: Você já sentiu fascínio pelas diferentes formas de vida e pelo fato de que elas podem ser extremamente minúsculas? 

Já se pegou imaginando como os micro-organismos, apesar de serem quase imperceptíveis, são capazes de causar impacto tão grande no equilíbrio da vida e do ecossistema?

Você era um daqueles alunos que na escola gostava de matérias como Ciências e Biologia?

Se a resposta para uma ou mais dessas perguntas for sim, então seu curso ideal pode ser Ciências Biológicas!

Confira esse conteúdo sobre a graduação responsável por formar biólogos e decida se Ciências Biológicas é para você!

Leia mais em:

O que é a área de Ciências Biológicas e da Saúde? – Faculdade Santa Maria da Glória – SMG

Como atua um biomédico? Qual sua importância no contexto atual da sociedade? – Faculdade Santa Maria da Glória – SMG

Hoje nós vamos falar sobre Ciências Biológicas: o que esse curso abrange, curiosidades da área, mercado de trabalho e muito mais. Vamos conferir?

Ciências Biológicas e Biologia são a mesma coisa?

Uma dúvida recorrente e bastante aceitável para quem não é da área, é: Qual a diferença entre Ciências Biológicas e Biologia?

Na verdade, ambos os cursos são a mesma coisa com nomenclaturas diferentes, digamos assim. Mas atualmente, o único curso existente que forma biólogos é o curso de Ciências Biológicas, segundo o MEC.

Em quanto tempo posso me formar em Ciências Biológicas?

O curso de Ciências Biológicas possui duração média de 4 anos e pode ser cursado tanto na categoria bacharelado quanto na categoria licenciatura.

Qual é a melhor categoria para cursar Ciências Biológicas: Bacharelado ou Licenciatura?

A categoria ideal para você cursar Ciências Biológicas vai depender do seu objetivo profissional.

Se você deseja atuar como professor, então sua categoria ideal é licenciatura. O professor de Biologia pode lecionar tanto nos ensinos fundamentais I e II, quanto no ensino médio, bem como em cursos profissionalizantes e EJA.

Já a formação de bacharel em Ciências Biológicas prepara o profissional para atuar em áreas voltadas para pesquisas, atividades de saneamento, preservação e manejo sustentável de ecossistemas e biodiversidade.

Um adendo interessante é que o formando em licenciatura pode atuar nas áreas do bacharel, já o bacharel não consegue lecionar.

Então, na hora de optar por bacharel ou licenciatura, considere muito bem em qual segmento gostaria de trabalhar e realize uma escolha assertiva.

Como é a grade curricular do curso de Ciências Biológicas?

Em ambas as habilitações, a grade curricular alia disciplinas práticas e disciplinas teóricas.  

Na categoria bacharelado a grade curricular contém disciplinas como matemática, estatística e física.

Na categoria licenciatura a grade curricular de Ciências Biológicas contém disciplinas de botânica, genética e prática pedagógica.

No curso de Ciências Biológicas é necessário realizar estágio?

Neste curso, é necessário realizar estágio supervisionado, sim!

O estágio, geralmente, acontece nos últimos anos da graduação e sua realização é importante para a formação do acadêmico. Por isso, é preciso concluir o estágio para poder retirar o diploma da graduação.

Mas afinal, o que são Ciências Biológicas?

Então, como você deve ter presumido, a graduação em Ciências Biológicas forma biólogos.

O biólogo é o profissional que estuda as menores e mais variadas formas de vida, chamadas de macroscópicas ou microscópicas.

Este profissional estuda a origem, evolução, estrutura e o funcionamento dos organismos, analisando a relação entre eles mesmos, assim como a relação deles com o meio ambiente.

 O trabalho do biólogo é fundamental para a descoberta de possibilidades medicinais com organismos, sendo útil tanto na medicina quanto na indústria farmacêutica, além de estar presente na área da fabricação de bebidas e alimentos.

Em quais segmentos profissionais o biólogo pode atuar?

O profissional de Ciências Biológicas pode atuar em vários segmentos, vamos conferir algumas possibilidades de atuação de um biólogo?

  • Bioinformática
  • Biologia de Organismos Aquáticos
  • Biologia forense
  • Biologia molecular
  • Controle de Pragas e Vetores
  • Educação
  • Genética e Biotecnologia
  • Gerenciamento Costeiro
  • Meio ambiente
  • Microbiologia
  • Zoologia

Como é o mercado de trabalho para quem cursa Ciências Biológicas?

Se você está pensando em realizar essa graduação, pode ficar empolgado! Pois o mercado de trabalho na área de Ciências Biológicas é bastante amplo, fato que favorece o índice de empregabilidade dos biólogos.

A área ambiental é a que mais se destaca no mercado, visto que nos últimos anos o interesse em torno da sustentabilidade tem aumentado significativamente. Sendo assim, muitas empresas necessitam de um biólogo para analisar e cuidar de questões sobre impacto ambiental. 

Órgãos públicos sempre precisam de biólogos e realizam as contratações por meio de concursos. 

O profissional de Ciências biológicas também está presente nas áreas de genética e biologia molecular, desenvolvendo pesquisas como o aperfeiçoamento genético das espécies.

Uma área de atuação interessante para o biólogo é a biorremediação, cujo objetivo é a limpeza ou descontaminação de ambiente poluídos com o auxílio de micro-organismos.

Não podemos esquecer que o biólogo está presente em todas as instituições de ensino fundamental II e ensino médio do país, o que torna o mercado de trabalho bastante atrativo para os formandos na categoria de licenciatura.

Você sabia que o formando em Ciências Biológicas pode ser um agente ativo na resolução de crimes?

Como assim resolver crimes? Isso mesmo! Recentemente, uma nova área de atuação se tornou opção para os biólogos: a biologia forense.

O instituto de criminalística tem utilizado as habilidades deste profissional para elucidar crimes que requerem conhecimentos de Ciências Biológicas.

Viu só, quantas possibilidades de atuação e opções de trabalho um biólogo tem? Legal não é mesmo?

Como é o curso de Ciências Biológicas da SMG?

O curso de Ciências Biológicas  da SMG é ofertado na modalidade presencial e na categoria de licenciatura, com duração de 4 anos.

A modalidade presencial é ideal para o graduando ter uma experiência completa: vivenciando a interatividade com a equipe docente e com os colegas e usufruindo de aulas práticas com total suporte nos laboratórios da nossa instituição.

Gostou do curso Ciências Biológicas e quer estar entre os graduandos da SMG?

Esperamos que sim! Então não perca tempo e agende o seu vestibular!

Aproveite para navegar pelo Blog – SMG para conhecer mais sobre a instituição, sobre outras profissões e ficar ligadinho em conteúdos interessantes como esse!

Siga-nos nas redes sociais!




Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress