O mercado de trabalho para quem se forma em Letras

Nossa relação com a língua portuguesa começa cedo. Ainda na educação infantil somos ensinados a traçar as primeiras letrinhas. Este aprendizado fica mais complexo com o passar dos anos, levando muitos apaixonados pela literatura e gramática a cursarem a faculdade de Letras.

Você já cogitou seguir essa profissão? É importante saber que a sua carreira não está restrita a sala de aula e pensando nisso, respondemos a 3 dúvidas sobre o curso. Confira!

Como é o mercado de trabalho para quem estuda Letras?

A faculdade de Letras Português/Inglês é um ótimo negócio para os apaixonados pela nossa língua e a dos norte-americanos ou ingleses, devido a amplitude do mercado de trabalho. 

Além das atividades habituais, o boom de escolas bilíngues aumentou as oportunidades de trabalho, que antes se restringiam a fazer a simples opção pelo ensino privado ou público. A popularização do marketing de conteúdo com o uso de blogs corporativos e aquelas listinhas publicadas na web no melhor estilo “x dicas para” também aumentou a demanda por redatores e revisores.

Qual o perfil ideal do estudante de Letras?

Além das características óbvias – gostar de ler e escrever – quem estuda letras deve estar disposto a experimentar, investigar e se relacionar com outras culturas. Ainda que por meio de pesquisas, estudar um idioma estrangeiro vai fazer com que você estabeleça uma relação com a cultura de outro país. 

A história também faz parte da graduação em Letras, já que os idiomas se alteram ao longo dos anos. Especialmente a Língua Portuguesa, que sofreu alterações em sua gramática recentemente. Já para quem deseja seguir a carreira acadêmica ou trabalhar como intérprete, desenvolver a capacidade de se comunicar é muito importante. Se você está de olho no curso de letras, #sejoga na oratória!

Quem se forma em Letras pode trabalhar em que? 

Toda graduação é uma oportunidade de levantar voo em direção ao futuro. E claro que com a faculdade de Letras não ia ser diferente. Veja as 6 principais áreas em que esse profissional pode atuar:

  1. escolas de idiomas, ministrando aulas de inglês ou aulas de português para estrangeiros;
  2. escolas de ensino fundamental e médio, como professor de língua portuguesa ou inglês;
  3. cursos preparatórios pré-vestibular, para concursos e outros processos seletivos;
  4. em instituições de Ensino Superior, após conclusão do Mestrado;
  5. agências de publicidade, propaganda e comunicação;
  6. como profissional autônomo, fazendo a revisão de obras literárias, legendas para filmes e séries, entre outras atividades que tenham relação com tradução e regras de gramática. 

A faculdade de Letras Português/Inglês é uma ótima opção para quem é apaixonado por ler, escrever e traduzir. Como você pôde perceber, há inúmeras possibilidades de traçar um futuro profissional de sucesso, contrariando o antigo pensamento de que a única carreira para o graduado é a de professor.

Tem vontade de estudar Letras em Maringá? Dê uma olhada no que oferecemos para você.

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress