presencial ou ead

Siga as nossas dicas e não perca o ritmo dos estudos em casa

Para diminuir a propagação do COVID-19, o Ministério da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as autoridades do país estão recomendando o isolamento social, ou seja, ficar em casa, evitar aglomerações e sair apenas quando estritamente necessário. Assim, a população mundial está repensando e adaptando diversas esferas da vida, principalmente a pessoal e a profissional.

Leia também:

Foco no #homeoffice! 5 dicas para você manter a produtividade 

Visando o bem-estar de todos neste cenário, as empresas adotaram o home office e as instituições de ensino suspenderam as aulas. Com relação aos estudos, as disciplinas presenciais foram substituídas por conteúdos online, como o nosso Ensino Remoto, durante o período de quarentena.

No entanto, alguns alunos podem encontrar dificuldades na adaptação da nova rotina. Deste modo, se você está em busca de soluções, confira abaixo algumas dicas essenciais para não perder o ritmo dos estudos em casa:

Um local tranquilo

Quantas vezes perdemos a concentração por conta da televisão ligada, das conversas paralelas ao telefone ou das buzinas na avenida? Nós sabemos que é muito difícil se livrar do barulho externo, mas encontrar e adaptar um ambiente sossegado para se dedicar aos estudos é um passo muito importante para que tudo dê certo na sua quarentena.

Organização é a palavra-chave 

Estudar em casa não é moleza. Apesar de toda a liberdade e autonomia, não pense que é fácil seguir em frente sem muita organização. É preciso planejar com muita antecedência três questões: como, quando e onde você vai estudar:

  • Como: celular, tablet ou computador? O que você vai utilizar para assistir as aulas e fazer os trabalhos? Qual é a opção mais prática para você?
  • Quando: quantas horas por dia? Em qual período? Você consegue reservar um tempo nos finais de semana?
  • Onde: em qual cômodo da casa?

Anote no bloco de notas do celular e tente se organizar para cumprir todas as metas durante o curso.

Não deixe para amanhã

Se você sempre deixa tudo para depois, acabe agora mesmo com esse hábito. Postergar tarefas, independentemente de quais sejam, não é saudável, deixa você estressado e o único resultado possível envolve muita dor de cabeça e autopunição. Assim, comece o quanto antes as suas atividades online e trabalhe ao lado do tempo, e não contra ele.

Aproveite ao máximo

Use e abuse de todas as ferramentas disponíveis na plataforma de ensino, converse com os docentes, tire dúvidas ou compartilhe ideias com a turma. Não fique invisível só porque as disciplinas estão sendo realizadas virtualmente. Seja ativo e será notado, essa é a sua chance de manter vínculos, pegar dicas e melhorar seu aprendizado durante a quarentena.

Xô, distrações virtuais…

É uma provação estar conectado e não poder usar a internet. A gente entende que é uma tarefa complicada pedir para que você se desligue do mundo virtual, principalmente porque as mudanças acontecem e todos querem ser “o primeiro a saber”, mas quando o futuro é uma prioridade, qualquer sacrifício nesse estilo é bem-vindo. Lembre-se que os seus estudos fazem parte do seu desenvolvimento!

Esperamos que o nosso conteúdo de hoje seja eficaz para você. Ao longo das próximas semanas, fique ligado (a) no blog da SMG para ler mais dicas envolvendo o nosso cenário atual.

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress