Venha conhecer o curso de Enfermagem!

Você sabia que a enfermagem é uma das áreas que oferece mais empregabilidade atualmente? E também um dos cursos mais procurados pelos que aspiram ingressar em uma universidade? Além disso, os profissionais deste segmento são extremamente valorizados na sociedade em que vivemos.

Que tal se informar melhor sobre o curso de Enfermagem com a SMG? Trouxemos algumas curiosidades e informações sobre este curso para você. 

Leia também

https://www.smg.edu.br/entenda-sobre-a-importancia-da-comunicacao-na-enfermagem/

https://www.smg.edu.br/pos-graduacao/enfermagem-do-trabalho/

https://www.smg.edu.br/curso-da-smg-e-o-mais-focado-na-gestao-em-enfermagem-veja-o-porque/

O que é enfermagem?

A Enfermagem é uma ciência que visa o atendimento e tratamento de doenças e enfermidades. A pessoa formada em Enfermagem dedica seu tempo e habilidades a cuidar das pessoas que necessitam de atendimentos relacionados à saúde, tais como: alimentação, higiene, curativos e administração de medicamentos. Sempre mantendo o atendimento humanizado ao paciente. 

Enfermagem é a arte de cuidar de outro ser humano, prestar assistências e cuidados aos doentes e feridos, sendo eles adultos ou crianças.

O que vou aprender no curso de Enfermagem?

O curso de Enfermagem tem como principal objetivo formar profissionais capacitados a enfrentar os desafios e emergências de sua profissão; com habilidades para atuar na prevenção, promoção, proteção e restabelecimento da saúde de pessoas que necessitem de cuidados.

O aluno aprenderá também a exercer sua profissão com ética e responsabilidade, de forma humanizada e respeitosa.

E como são aplicadas as aulas?

As aulas são divididas em teóricas, nas quais são aplicados conteúdos da área de Ciências da Saúde e Ciências Humanas e aulas práticas, que auxiliam no desenvolvimento do potencial do aluno ao adquirir determinadas habilidades que a profissão exige. 

Qual o perfil do aluno de enfermagem?

As características demonstradas a seguir podem ser trabalhadas se houver interesse real na profissão. Logo, quem não as apresenta, pode desenvolvê-las.

  • Ser simpático. É sempre bom lembrar que este profissional irá trabalhar com pessoas, portanto, é essencial que goste de atuar com o público.
  • Ser comunicativo. É de grande importância saber se comunicar, pois isto faz com que a função seja melhor desenvolvida, pois é muito importante explicar os procedimentos que serão dados ao paciente, bem como ao se relacionar com ele.
  • Tenha empatia. Os seus pacientes, na maioria das vezes, estarão vulneráveis e com dor. Não é uma situação agradável para eles. É um diferencial, portanto, que o enfermeiro sinta sua dor e passe um atendimento que gostaria de receber, se a situação fosse inversa.
  • Trabalhar bem em equipe. Tenha em mente que o ambiente de trabalho não é individual e que será preciso dividi-lo com mais profissionais com funções específicas. Para que haja um bom desempenho, todos precisam estar em harmonia.
  • Ter autocontrole. A profissão de enfermeiro é uma profissão muito gratificante, porém podem surgir alguns momentos difíceis que exigem muito autocontrole para dominar a situação. É imprescindível ter controle emocional e conseguir manter a calma em determinados momentos.
  •  

É necessário fazer o estágio de Enfermagem?

O estágio no curso de Enfermagem é obrigatório, pois faz parte do conteúdo programático e é exigido para a conclusão do curso. Mas, além de ser obrigatório é de extrema importância para o desenvolvimento do aluno, pois garante uma melhor absorção do conteúdo, auxiliando-o na aplicação deste conteúdo na prática. O estágio garante que o aluno seja inserido no mercado de trabalho com todas as habilidades exigidas pela profissão.

E quais são as áreas de atuação do profissional de Enfermagem?

Existem amplas oportunidades para os profissionais da área de Enfermagem, não à toa que  é um dos cursos mais almejados pelos estudantes que vão ingressar na faculdade. Trouxemos algumas das áreas de atuação para você conferir:

  • Enfermeiro geral – Este profissional irá atuar em clínicas e hospitais, podendo ser públicos ou privados. Sua função é coordenar toda a equipe de enfermagem, como também questões administrativas.
  • Enfermeiro pediatra – Este profissional trabalha com crianças que necessitam de cuidados. Sua função é auxiliar no tratamento delas.
  • Enfermeiro médico cirúrgico – A função deste profissional é auxiliar o médico em cirurgias de pequeno e grande porte. É preciso ser muito centrado para atuar nesta área.
  • Enfermeiro obstetra – É aquele profissional que acompanha as futuras mamães em seu período de parto e pós-parto, concedendo-lhe a ajuda necessária, para ela e para o seu bebê.
  • Enfermeiro de resgate – Atua junto à equipe de salvamento, fornecendo os primeiros socorros àqueles que sofreram algum acidente.
  • Enfermeiro do trabalho – Aplica programas de prevenção a doenças dentro de determinada empresa e auxilia no atendimento ambulatorial dos colaboradores.
  • Professor – O profissional de enfermagem também pode lecionar, transmitindo seus conhecimentos aos demais interessados na área.

Onde cursar enfermagem?

Ainda não decidiu onde cursar enfermagem? Nós temos a solução para você!

A SMG tem um curso completo de graduação em Enfermagem que vai lhe garantir uma formação com méritos.

O curso conta com um período estimado para a graduação de cinco anos. Disponíveis nos turnos manhã e à noite, na modalidade presencial.

 Nossa instituição busca formar profissionais capacitados e com os requisitos necessários para atuar no mercado de trabalho, ensinando como atender às necessidades de cuidados à saúde dos pacientes.

A Universidade Santa Maria da Glória garante uma formação de qualidade, composta por um corpo docente muito bem preparado e que atua em diferentes hospitais de Maringá.

Possuímos uma excelente estrutura física, na qual os alunos desenvolvem suas aulas com praticidade e confiança. Garantimos estágios supervisionados em hospitais conveniados com a nossa instituição.

O curso ministrado pela SMG objetiva formar profissionais capazes de atuar em todas as áreas que seu diploma lhe confere direito.

Atualmente o curso está no valor de 779,35 mensais. 

E aí? Gostou do curso de Enfermagem? Espero que sim!

O curso de Enfermagem é uma ótima maneira de melhorar seu currículo e garantir seu sucesso profissional!

Está esperando o quê? Corre para SMG e realize sua matrícula

Mantenha-se ligado em nosso blog, pois sempre temos conteúdos novos para você!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress