COMEMORAÇÃO DA SEMANA DE ENFERMAGEM

 O mês de maio é sempre especial para a Enfermagem pois, o Dia do Enfermeiro e a Semana Nacional de Enfermagem são comemorados. A semana da Enfermagem no Brasil foi decretada pelo Presidente Juscelino Kubitschek pelo artigo 87 e em seu transcurso prevê ampla divulgação às atividades do curso. 

 Mas você sabe por quê o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro comemora-se em 12 de maio data de 20 de maio, dia em que faleceu Ana Néri, mãe da enfermagem brasileira. 

Segundo Florence Nightingale:

 “A Enfermagem é uma arte e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer; a mais bela das artes!”  (Florence Nightingale)

 Deste modo, vê-se na enfermagem muito mais que uma profissão, observa-se um ofício de extrema valia e complexidade tão necessário ao desenvolvimento e manutenção da sociedade. 

Enfermagem no Brasil 

Pioneira da enfermagem  no Brasil, Ana prestou diversos serviços voluntários em hospitais militares durante a Guerra do Paraguai, sendo ela a primeira enfermeira cuidadora do nosso País.  Começou sua jornada nos hospitais, onde na época, havia cerca de 6 mil soldados internados. Apesar de haver poucas condições durante o período, como falta de higiene, falta de materiais e excesso de pessoas doentes, Ana Néri chamou atenção por sua dedicação como enfermeira, com seus próprios recursos, montou uma enfermaria-modelo, que deu o estopim para a enfermagem que conhecemos hoje. 

 Mais do que nunca a enfermagem, assim como outras áreas da saúde, mostrou-se de vital importância em razão da pandemia instaurada pelo Covid-19, a qual escancarou a latente necessidade de valorização dos profissionais da saúde, que atuaram na linha de frente em combate ao vírus, arriscando suas vidas e de seus entes queridos em prol da saúde pública. 

bannerpublicidade1

Enfermagem como profissão

 A Enfermagem, uma das mais antigas profissões, também conhecida como “arte de cuidar”, é uma profissão cercada de aspectos sociais, técnicos e científicos. Com isso, em uma retrospectiva sobre a área, mostra-se um processo de modernização e expansão. 

 Atualmente, os profissionais de enfermagem trabalham em pesquisas, programas de saúde, assistência, universidades e outros, havendo espaço para diversas especializações, além do conhecimento humanizado que enfermeiros e técnicos de enfermagem praticam em seu dia a dia para o bem estar da saúde pública. 

 O processo de enfermagem é a dinâmica das ações inter-relacionadas, visando a assistência ao ser humano e a sociedade.  

Semana de Enfermagem Faculdade SMG 

 Com isso em mente, a Faculdade Santa Maria da Glória (SMG) comemora a Semana de Enfermagem SMG, que acontecerá nos dias 24 a 26 de Maio, trazendo palestras e seminários para os interessados, com intuito de celebrar, conscientizar e atualizar os alunos a respeito da área. É de extrema importância a valorização dos profissionais da enfermagem, que desempenham um papel vital na prestação de serviços essenciais da saúde. 

 O projeto será desenvolvido com participação da comunidade acadêmica do Curso de Enfermagem, durante os três dias do evento com uma programação rica em informações,  que está sendo organizada pelos docentes e líderes de turmas, promovendo ao público um espaço para debates a fim de aquisição de conhecimento e reflexão da profissão de enfermagem. 

 O curso de Enfermagem da SMG busca formar profissionais que possam atender às necessidades de cuidado à saúde em todos os ciclos da vida humana, seja para o indivíduo, a família ou a comunidade.

 Aqui, o estudante garante uma formação de qualidade por meio de um corpo docente altamente qualificado e atuante nos principais hospitais de Maringá. Dessa forma, o conhecimento hospitalar e sobre saúde coletiva é transmitido por meio de profissionais experientes, contribuindo para que, de certa forma, o estudante entre em contato com a profissão logo no início do curso.

Saiba mais sobre o Curso de Enfermagem da Faculdade SMG 

Leia também: 

Aluno de Enfermagem da SMG é aprovado em mestrado da UEM

Razões para optar pela enfermagem da SMG

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress