Confira dicas para memorizar o conteúdo no EaD!

Você está considerando fazer um curso EaD, mas tem dúvidas sobre adquirir conhecimento e aprendizado nessa modalidade? 

Vem com a gente! Preparamos dicas super legais para ajudar você nessa etapa importante!

Pensando em iniciar seus estudos na modalidade a distância, mas está com receio de não memorizar os conteúdos? No artigo de hoje, o blog da Faculdade SMG apresenta dicas para fixar melhor os conteúdos e potencializar o seu aprendizado!

Leia até o final e confira como é fácil manter a disciplina fresquinha na sua memória. Basta utilizar algumas dessas técnicas de memorização, selecionando a que melhor combina com seu perfil.

Fique por dentro:

Saiba como melhorar seu rendimento no EaD

Como funciona o estágio no EaD?

Quer praticidade e ensino de qualidade? Tudo isso você encontra no EaD

Saiba como escolher o melhor curso EaD para você

Conheça os cursos EaD que mais ganham alunos

Faça uma graduação EaD e economize

Confira vantagens de ser aluno EaD

A primeira dica é muito simples: Anote tudo!

Anotar os pontos que você considera importantes é fundamental para absorver melhor o conteúdo. Pode ser com os tradicionais caneta e papel ou um bloco de anotações do seu telefone ou notebook.

Utilize canetas coloridas para destacar as palavras-chave, porque ao passar o olho pelas suas anotações, as palavras em destaque vão saltar entre as linhas, favorecendo a lembrança da matéria. O ideal é anotar com as suas próprias palavras, mas também é possível reproduzir a fala do professor, se assim você preferir.

Faça organogramas para cada disciplina

Organizar as ideias seguindo o modelo de organogramas é uma ótima opção de memorização.

“Mas o que é um organograma?”

Organograma é um quadro que representa visualmente a estrutura de um conteúdo, destacando a relação entre os elementos que o compõem. Basicamente, selecione palavras-chave ou pequenas frases que sintetizem o conceito principal para que seja de fácil leitura e rápida eficácia.

Se for no Word, você pode criar formas e destacá-las com cores diferentes para cada tema; se for no caderno, utilize post-it colorido para dinamizar as anotações. Utilizar os post-it em livros também é eficiente, é só você marcar as páginas para quando quiser lembrar de um trecho específico.

Elaborar fichamentos

Você sabe o que é fichamento? O fichamento é um registro feito em fichas, onde você pode reunir citações, incluir tópicos e colocar análises críticas de um determinado texto. É ideal para você memorizar artigos, textos longos, capítulos de livros, etc.

Para elaborar um fichamento, primeiro leia o texto indicado para entender o tema abordado. Então, leia uma segunda vez com calma, anotando frases principais, citações que você considera importantes, indicando parágrafos, páginas e/ou capítulos. É possível também escrever sua visão interpretativa sobre o capítulo. Faça da maneira que for melhor para você!

Lembre-se: o fichamento é ideal para identificar posteriormente onde está a citação necessária para um trabalho ou prova.

Grave o conteúdo!

Apesar do aluno EaD possuir a vantagem exclusiva de ter as vídeos aulas a sua disposição, é interessante gravar a própria voz explicando o conteúdo.

Como assim gravar?

Após estudar, ter assistido a aula e realizado a leitura do material complementar, você pode reproduzir o que aprendeu em voz alta, gravando no seu celular mesmo. Ao falar o que acabou de aprender, isso vai ficar internalizado e você fica familiarizado com os conceitos, apropriando o objeto de estudo. E o mais legal de fazer a gravação é que é possível revisar o conteúdo usando fones de ouvido. Com a sua própria voz!

Vai ficar muito mais fácil lembrar de algo que você produziu, não é mesmo?

Aprenda, não decore!

É importante frisar aqui a diferença entre decorar e aprender. Quando você utiliza o método decoreba, muito apreciado por alguns alunos da Educação Básica, corre o risco de esquecer o conteúdo minutos após a finalização da prova.

Mas quando você memoriza e aprende, ninguém mais tira de você esse conhecimento adquirido. Afinal, esse é o objetivo! Aprender para ser um excelente profissional. Por isso sugerimos que além das vídeo-aulas, você leia todo o material complementar disponibilizado pelo professor.

A Faculdade SMG disponibiliza em seu AVA um acesso fácil a todas as disciplinas, materiais complementares e contato direto com o tutor. Além disso, a instituição oferece um grande acervo de livros através das bibliotecas virtuais. 

Lembrando também que o principal agente no processo de ensino-aprendizagem na modalidade EaD é você mesmo! Assim, cada esforço ou técnica empregada em benefício do seu desenvolvimento vale a pena.

Outra dica para facilitar a memorização é: criar músicas.

A música é mais fácil de ficar na nossa memória, por isso se você gosta de maneiras mais descontraídas de aprender, pode fazer paródias com músicas de sua preferência, trocando os versos originais da letra por conteúdos abordados nas disciplinas. Músicas e até poesias são opções adotadas pelos professores de cursinhos pré-vestibular e do Ensino Médio, principalmente para as fórmulas que geralmente caem no Enem. Os resultados são sempre positivos. Se você gostou da sugestão, insira na sua rotina de estudos sem receios, pois vai te ajudar com certeza!

Uma dica que você sempre vai ouvir quando o assunto for ensino a distância é: organização. E, de fato, para melhor memorização dos conteúdos, é imprescindível seguir o objetivo estabelecido por você inicialmente, pois estudando diariamente os temas serão absorvidos com mais facilidade. Se acontecer de acumular material de estudo, você vai ficar sobrecarregado, prejudicando o aprendizado. Então, faça da máxima“ Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje” o seu lema.

Então, além disso tem mais? Com certeza!

A dica final que preparamos para você é: Monte seus próprios slides.

Isso mesmo, os slides são uma maneira rápida e eficiente de organizar o conteúdo. Você pode separar cada tema em um slide e inserir imagens que facilitam sua compreensão e assimilação do tema. Criando seus próprios slides, a disciplina fica com a sua cara e você absorve melhor. Sem contar que com os slides prontos, dependendo do trabalho ou seminário que precise apresentar, é só adaptar alguns detalhes, já é meio caminho andado. Torne sua própria vida mais fácil!

Agora que você leu nossas dicas, está mais confiante e determinado em relação a aprendizagem no EaD? Não vai ser difícil, será o melhor investimento de todos!

Navegue pelo blog da Faculdade SMG para conhecer mais sobre a instituição: smg.edu.br/blog

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress