Dicas de livros que vão te levar para além dessa realidade!

Com a atual situação social em que estamos inseridos, a ansiedade tem tomado conta de muitas pessoas. Devido ao clima de incertezas, principalmente em relação às vacinas que estão sendo desenvolvidas para combater a covid-19, o medo, a angústia e, infelizmente, o luto tem sido companhia rotineira em muitos lares brasileiros. Para vencer os pensamentos negativos e desconectar-se um pouco da realidade, as pessoas têm utilizado vários recursos como, por exemplo, os livros.

Leia também:

5 livros para estimular sua criatividade
Dicas de filmes na sua área para o final de semana
5 documentários inspiradores na Netflix

Você sabia que…

A literatura tem o poder de nos transportar para outras realidades, outros países, outras culturas e nos possibilita o sentimento de fazer parte de outras histórias. Além do mais, durante a leitura ficamos mais leves.

Por isso, com o intuito de amenizar a negatividade que pairou sobre 2020, separamos alguns livros que irão te levar para além dessa realidade.

Mergulhe na leitura de cabeça! Aproveite o período de férias para devorar um livro, pode ser o físico, sentindo o cheirinho do papel que os leitores tanto apreciam, ou até mesmo um digital. Você pode ler durante o intervalo do trabalho ou na volta para casa. Mas, se preferir, leia confortavelmente num sofá enquanto degusta um delicioso café.

Faça da leitura a sua companhia diária e nunca mais esteja só!

Confira alguns benefícios que a leitura proporciona:

Além de levar você para além do aqui e do agora, a leitura proporciona vários benefícios, como:

  • Ampliação do vocabulário: O leitor vai ter acesso a termos e expressões novas, expandindo seu repertório de palavras.
  • Melhora a escrita: Proporciona o contato com o mundo das palavras escritas. Com isso, consequentemente, você vai escrever melhor, o que é vantajoso tanto no meio profissional quanto no meio acadêmico.
  • Destaque na oralidade: O leitor apropria-se de novas expressões, o que enriquece também o seu vocabulário. Você vai notar que vai começar a empregar no seu discurso palavras de mais notoriedade, que podem ser um diferencial ao comunicar-se em lugares mais formais.
  • Estimula a criatividade: Ao embarcar na história de um livro, o leitor é estimulado a imaginar os cenários, as roupas, os semblantes. Dependendo do escritor, a riqueza de detalhes é muito grande e favorece a imaginação de quem lê. “Criar” essas imagens na mente instiga a criatividade.
  • Desenvolve o pensamento crítico: O leitor assíduo vai desenvolvendo seu senso crítico e sua sagacidade, além de estimular a memória e concentração, pois vai lembrar nomes dos personagens, lugares e situações específicas.
  • Favorece a empatia: O leitor também é estimulado a ser mais empático, pois se coloca no lugar dos personagens, sentindo o que eles estão sentindo e compartilhando emoções. Esse comportamento vai se tornando inerente ao leitor, tornando-o um ser humano mais empático e que trata melhor as pessoas ao seu redor.

Vamos às indicações?

A Paixão segundo GH
Autora: Clarice Lispector

   

Um livro cuja narrativa é permeada de inquietações e reflexões acerca da vida. Uma das obras mais emblemáticas da aclamada autora brasileira.

O livro é tão bom que passou a ser leitura obrigatória sempre cobrada em vestibulares.

A Metamorfose
Autor: Franz Kafka

O autor apresenta o clímax da história já no início do livro, quando ocorre a transformação do personagem em um inseto gigante. O desenrolar da narrativa se dá em torno de preocupações comuns do protagonista, como se o fato da metamorfose em si não fosse tão importante assim. Uma leitura que vai prender sua atenção do início ao fim.

Cem Anos de Solidão
Autor: Gabriel Garcia Marques

Nessa obra atemporal, o autor narra a história dos Buendía, transportando o leitor para Mocondó, onde irá acompanhar a ascensão e queda do vilarejo. Muitas emoções e possibilidades de construir paralelos com a nossa própria existência.

Vidas Secas
Autor: Graciliano Ramos

Um livro extremamente emocionante, cujo cenário é o sertão brasileiro, alvo da seca, onde os personagens lutam pela sobrevivência. Há quem diga que a cachorrinha Baleia é um dos personagens mais tocantes do cenário literário nacional.

O autor consegue sensibilizar o leitor com a batalha constante da família que protagoniza a história. São pessoas de uma simplicidade tamanha que não conhecem nem palavras direito. O sonho mais ambicioso da mãe é possuir uma cama.

Uma trama envolvente que irá emocionar o mais frio dos corações. Prepare-se para vivenciar uma experiência inesquecível que fará seus anseios parecerem pequenos.

E aí, gostou das nossas dicas?

Então navegue pelo Blog | SMG para ficar por dentro de conteúdos incríveis como esse!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress