EAD: O que muda com a chegada do 5G?

A chegada da tecnologia 5G é um dos temas mais discutidos nos últimos meses.

Além de uma conexão mais estável e a proposta de aumento na velocidade da internet dos celulares, o 5G pretende garantir que os downloads e uploads realizados no aparelho sejam mais rápidos.

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), que trabalha com a implementação dessa tecnologia no Brasil, elencou em seu site todas as informações sobre essa modernização que é mais um passo para o avanço das tecnologias nos dispositivos móveis.

MAS COMO ESSA MODERNIZAÇÃO AFETA O ENSINO À DISTÂNCIA?

foto: Freepik

O EAD (Educação a Distância), trata-se de uma modalidade de ensino que acontece por intermédio das tecnologias. Portanto, não há o contato do aluno com a instituição e com os professores, exceto para aplicação de provas e atividades práticas (isso varia conforme cada Unidade de Ensino).

No Censo da Educação Superior 2020, estudo publicado recentemente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), pela primeira vez, o número de ingressantes no EAD ultrapassou exponencialmente a quantidade de discentes inscritos nos cursos de graduação presencial.

“Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais”, Assessoria de Comunicação Social do Inep.

A modalidade de ensino à distância é procurada por alunos que buscam maior flexibilidade para estudar e preços mais baixos. São pessoas que possuem uma rotina de trabalho exaustiva, que podem já possuir uma graduação ou que dispõem da habilidade de guiar seus estudos sem o acompanhamento diário de um professor.

O Ensino Superior à distância será muito beneficiado com a chegada do 5G. A partir dessa modernização, será mais fácil estudar pelo celular, assistir e baixar os vídeos e áudios que serão carregados em sua tela. Todo o processo será mais eficiente.

Com o 5G, será possível aperfeiçoar as ferramentas e melhorar as atividades ofertadas no EAD. Essa qualidade na conexão também amplia as possibilidades de interação.

Agora fica ainda mais interessante realizar sua graduação EAD.

E aqui na SMG, além dos preços acessíveis, você conta com o suporte de nossa tutoria, aulas gravadas para assistir quando e onde quiser, oferecidas em uma plataforma dinâmica e intuitiva, e também possui eventos de extensão, como a semana acadêmica, período destinado a palestras sobre temas atuais e ministradas pelos profissionais mais conceituados da área!

Quer saber mais sobre nossos cursos EAD, acesse nosso site!

E não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais, para manter-se atualizado sobre as novidades no ensino superior e no mercado de trabalho.