Diferenças entre presencial, semipresencial e ensino à distância

Autor(a):

Escolher o seu curso no ensino superior envolve analisar todas as possibilidades, incluindo a modalidade que mais se ajusta à sua vida profissional e pessoal. Assim, após analisar a sua própria rotina, levar em consideração os gastos e seus benefícios, montar uma listinha de pós e contras, fazer pesquisas sobre o mercado de trabalho e analisar os cursos que mais se encaixam no seu perfil, está na hora de entender as principais diferenças entre presencial, semipresencial e ensino à distância.

Leia também:

Presencial ou Ead? Faça o teste e descubra qual a modalidade para você!
5 motivos para fazer uma pós-graduação
Como funciona o estágio no EaD?

Como estamos sempre esclarecendo suas dúvidas e auxiliando em seu desenvolvimento e carreira, não poderíamos deixar de trazer este artigo para que você também tenha em mente as diversas oportunidades dentro do ensino superior. Aqui você vai conhecer as características das modalidades, como são as aulas e as diferenças entre elas.

PRESENCIAL

Muito popular entre os que buscam estar 100% envolvidos no meio acadêmico, a modalidade presencial exige a presença constante de seus alunos. Dependendo da grade curricular e da carga horária, os encontros podem acontecer de segunda a sexta-feira, na instituição de ensino escolhida pelo aluno, durante dois ou mais anos. Lembramos que não é uma escolha, a sua frequência é obrigatória e faltas em excesso geram dependências, as conhecidas DPs, e atrapalham as notas finais.

Além das atividades e avaliações também serem presenciais, eventos culturais, solenidades, palestras, cursos de extensão e seminários seguem a mesma linha. Muitos oferecem certificados de participação que contribuem para a entrega das atividades complementares que são exigidas pelas instituições, permitem agregar conhecimento e complementam a sua formação.

Mais uma característica dessa modalidade é para quem gosta de “trocar figurinhas” com outras pessoas e enriquecer a lista de contatos com um networking qualificado. Aulas presenciais proporcionam proximidade entre alunos e professores, criando um ambiente enriquecedor e recheado de ideias que podem ser levadas para outros âmbitos da vida.

Parece ser difícil, mas estar 100% comprometido com as aulas é bem simples. Faça aquele planejamento inicial, pense em sua rotina e nos prós e contras de estar em sala de aula todos os dias e ingresse agora mesmo na modalidade presencial.

Você sabia que…
… a SMG está com as inscrições abertas para cursos presenciais? Conheça os nossos diferenciais e inscreva-se já! É só acessar o endereço a seguir: smg.edu.br/vestibular-2020/

ENSINO À DISTÂNCIA

De acordo com um estudo realizado pela pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), a modalidade atingiu 9 milhões de estudantes no Brasil e está crescendo cada vez mais. Uma de suas principais características é que os alunos e o professor não precisam estar juntos presencialmente para o ensino acontecer. O conteúdo e as aulas pré-gravadas são disponibilizadas na plataforma virtual do curso, ocorrendo algumas vezes aulas ao vivo. Por aqui na SMG, o aluno tem acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Indicado para quem não consegue comparecer presencialmente na instituição, o EaD permite que o aluno acompanhe as aulas em dias e horários permitidos pela sua rotina. Utilizando celular, tablet ou computador, ele pode acessar as aulas e fazer as atividades em casa, na biblioteca, no horário do almoço do trabalho ou utilizando o transporte público… são muitas opções.

Mas se engana quem pensa que essa modalidade é mais fácil que o presencial. Pelo contrário, os desafios são os mesmos. Mesmo com a possibilidade de explorar qualquer momento das 24 horas do dia para estar por dentro do último conteúdo postado pelo professor, o aluno que estuda a distância precisa se organizar e gerenciar o tempo, fazer os trabalhos e, ainda por cima, trabalhar com afinco na capacidade de prestar atenção no que está fazendo – para não cair nas garras da distração.

Se você se considera flexível, proativo, motivado e disciplinado, não pense duas vezes e ingresse agora mesmo na modalidade à distância.

Você sabia que…
… a SMG está com as inscrições abertas para cursos à distância? Conheça os nossos diferenciais e inscreva-se já! É só acessar o endereço a seguir: smg.edu.br/ead/

SEMIPRESENCIAL

Junte o presencial com o ensino à distância e você tem o semipresencial. Essa modalidade, também conhecida como “híbrida” ou “misturada”, alinha a praticidade e as vivências das outras duas modalidades. É possível que um curso que segue o modelo tradicional e presencial oferte parte de suas disciplinas virtualmente, o que também pode acontecer com um curso à distância que exige a presença do aluno de forma presencial em alguns momentos do semestre. Por exemplo, duas vezes por semana, dependendo da instituição de ensino.

Escolher essa modalidade é ter o melhor dos dois mundos. Além de poder usufruir da infraestrutura da instituição de tempos em tempos, o aluno também consegue aproveitar a flexibilidade de aprender à distância. Inclusive, conversa e troca ideias com os colegas no AVA, mas também os conhece pessoalmente e fortalece o vínculo que apenas o ensino superior oferece.

Usufrua das características de duas modalidades e ingresse agora mesmo no modelo semipresencial

MAIS ALGUMAS DIFERENÇAS

Avaliações…

na modalidade presencial: presencialmente na instituição de ensino.

na modalidade à distância: trabalhos e outras atividades podem ser enviados no AVA, mas as avaliações presenciais acontecem no polo EaD da instituição.

na modalidade semipresencial: igual ao modelo à distância.

Amizades…

na modalidade presencial: a interação acontece todos os dias, dentro e fora da sala de aula.

na modalidade à distância: as ferramentas online disponibilizadas no AVA proporcionam experiências ótimas, incluindo a interação com outros alunos do curso e tutores. O aluno tem a disposição fóruns, e-mails e chats para trocar figurinhas sobre os conteúdos da disciplina.

na modalidade semipresencial: consegue conversar no AVA, mas também encontra e interage pessoalmente.

Aulas…

na modalidade presencial: junto com os amigos, todos os dias, presencialmente na instituição.

na modalidade à distância: aulas gravadas pelos professores e disponibilizadas no AVA, acesso no dia e horário que preferir.

na modalidade semipresencial: transmitidas ao vivo ou gravadas pelos professores, sem contar os encontros presenciais determinados pela instituição.

ANTES DE ACABAR, UM LEMBRETE PARA VOCÊ! 

Gostou do conteúdo de hoje?

Compartilhe para aquele amigo que precisa de uma forcinha para decidir entre as modalidades presencial, semipresencial e ensino à distância.

E não deixe de acessar diariamente o nosso blog para ficar por dentro de mais temas envolvendo o universo da educação!

>>>>>> SMG

#insta
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

#facebook
Faculdades SMG © 2019​