Pedagogia: Tire suas dúvidas com 7 verdades sobre o curso

Navegando pelo mar de incertezas da graduação?

Sabemos que as opções de cursos são muitas e que a pressão para escolher uma profissão é pesada. Realmente, é uma decisão difícil, mas antes que a cabeça dê um nó, pare, respire e conheça a realidade por detrás dos cursos com calma.

Preparamos uma lista com oito verdades sobre o curso de Pedagogia, que mostram, de forma simples e objetiva, o que essa graduação reserva.

Se você curte a área precisa ler isso!

Antes de tudo, o que faz um Pedagogo?

Certamente, a primeira resposta que vem a mente é dar aulas. Verdade, mas o campo é bem maior. Além de lecionar na Educação Infantil e Ensino Fundamental (até o 5º ano), a Pedagogia habilita seus profissionais a atuar na coordenação pedagógica ou direção escolar.

1 – O título

De modo geral, Pedagogia é oferecida na modalidade de licenciatura. Até existem opções de bacharelado, mas esse curso não permitirá que o profissional dê aulas.

2 – Perfil básico do aluno

Um bom professor precisa gostar de gente e ser criativo para transmitir o conhecimento de forma humanizada. Portanto, a paciência e vontade de ensinar é requisito fundamental entre os futuros pedagogos.

3 – Curso só de mulheres?

Uma característica interessante é que a grande maioria dos alunos são do sexo feminino, às vezes até 95%. No entanto, nota-se um tímido aumento na procura por pessoas do sexo masculino, já que obviamente não há restrições quanto a isso na Pedagogia.

4 – A prática domina

As atividades práticas, certamente, são as queridinhas das turmas. O curso tem muitas disciplinas, as metodologias, que envolvem o aluno na prática, ora construindo materiais de aula, ora idealizando métodos de interação. Pedagogia tem bastante prática.

5 – Brincar faz parte

Na Brinquedoteca, local essencial para qualquer curso é onde acontece um desses momentos práticos. A ideia é aprender a ensinar por meio da brincadeira.

Uma prática muito interessante na Pedagogia é a cotação de histórias, onde o aluno também vira um pouco ator para incorporar os personagens que lê.

6 – Estágio

A partir do 6º semestre, o curso da Faculdade Santa Maria da Glória (SMG), já coloca o aluno em contato direto com a prática, por meio dos estágios supervisionados. Começa pelos anos iniciais de ensino e termina com a gestão escolar. A propósito, o estágio é obrigatório na Pedagogia.

7 – Dificuldades

Se é obrigatório, quer dizer que o aluno precisa cumprir a carga horária do estágio para se formar, e isso pode ser conflituoso para quem trabalha. Mas, nada que um bom planejamento não resolva, não é?

E aí, se identificou?

Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

Já atua na área? Veja aqui como inovar no planejamento das aulas com 10 dicas simples.