Pensando em fazer mestrado na área de educação?

Confira tudo o que você precisa saber sobre o mestrado nessa área, e conheça também algumas das linhas de pesquisa que ela contém!

Com muitas pessoas ingressando e se formando na graduação, as empresas exigem cada vez mais capacidade e aperfeiçoamento de seus funcionários, sendo assim, a titulação conquistada em curso de mestrado passa a ser muito importante.

Antes de falarmos sobre o mestrado em educação, qualquer pessoa que faça o mestrado se destaca porque essa titulação apresenta as seguintes vantagens:

1. Definição de carreira, pois pode optar pelo âmbito acadêmico ou profissional;
  2. Preparação para o doutorado;
  3. Enriquecimento cultural;
  4. Valorização profissional.

Em relação ao mestrado em Educação, além das citadas acima, o curso oferece muitas outras vantagens. Se você é da área de educação ou quer ingressar nesta área, saber o que é, e como funciona, vamos lhe dar umas dicas.

Você sabe o que é um mestrado em educação?

É um curso de pós-graduação stricto sensu, ou seja, de conhecimento específico, que busca desenvolver a capacidade de pesquisa e solucionar processos da área no estudante. E tem como objetivo principal contribuir com a qualificação de gestores e docentes, fazendo com que os profissionais se atualizem em questão de técnicas, processos e temáticas atuais, produzindo conhecimentos na área da educação para contribuir com os sistemas de ensino do Brasil.

Quem pode ingressar no mestrado desta área?

O Mestrado em Educação é indicado para qualquer pessoa com diploma de graduação em diversas áreas do conhecimento, porém para o mestrado profissional em educação é destinado para profissionais que atuam na área, nos cargos de docência ou administrativo.

Qual o tempo de duração?

O mestrado em Educação tem duração de mais ou menos dois anos. A carga horária não é grande, porém, exige que o aluno realize muitas pesquisas fora da sala de aula, além de participar de eventos acadêmicos.

Qual a diferença entre o mestrado profissional e acadêmico na área da educação?

• Mestrado acadêmico: objetiva a pesquisa de um tema que pode não estar relacionado diretamente ao trabalho, mas para a sociedade como um todo. Privilegia a docência nas aulas de graduação e pós-graduação.
  • Mestrado profissional:  tem como principal objetivo transferir o conhecimento técnico-científico para o mercado de trabalho.

Como funciona o trabalho de conclusão de curso?

Mais conhecido como TCC, o trabalho de conclusão de curso é realizado da seguinte maneira. O estudante deverá desenvolver uma dissertação de acordo com a linha de pesquisa escolhida, que passará por uma banca avaliadora.

Para obter o diploma, além de passar por essa banca, é necessário cumprir uma quantidade mínima de créditos obrigatórios e optativos.

Porque devo fazer um mestrado nessa área? Quais são as vantagens?

Entre todas as vantagens, algumas principais são:

• Você terá um diferencial em relação à concorrência no mercado de trabalho, por conta de aprimorar e renovar suas competências e habilidades;
  • Conquistar novas posições no mercado de trabalho;
  • Oportunidade de salários mais altos, e maior reconhecimento;
  • Possibilidade de aulas em instituições de nível superior;
  • Maior chance de passar em concurso público.

Agora que você já conhece sobre o programa de mestrado na área da educação, conheça algumas das linhas de pesquisas disponíveis.

Então vamos lá!

Se você não sabe, a linha de pesquisa é o que vai determinar o contexto e o caminho a seguir no seu mestrado. As possibilidades são várias, e aqui vamos apresentar algumas.

• Docência, Currículo e Processos Culturais

Esta linha de pesquisa abrange questões relacionadas às dimensões ético-estético-políticas das diferentes redes educativas, dos processos de subjetivação, da afirmação da diferença e dos complexos desafios, impactos e movimentos de criação e de resistência aos processos de desigualdade vivenciados na sociedade contemporânea.

• História, Política e Gestão Educacional na Amazônia

Nessa linha é trabalhada a história, política e a gestão na educação em relação à realidade da Amazônia. Com o desenvolvimento de pesquisas, investigações, análises e pesquisas, na área educacional, tanto na área da docência como na área da gestão.

• Educação Especial e Processos Inclusivos

Esta linha de pesquisa trabalha com temas relacionados à:

• educação, escola e processos de desigualdade e de inclusão/exclusão;
  • políticas de educação especial na educação básica e no ensino superior;
  • políticas da educação bilíngue para surdos;
  • processos de ensino e de aprendizagem no campo da educação especial;
  • práticas pedagógicas e currículo na perspectiva inclusiva;
  • formação de professores, tradutores/intérpretes de Libras e gestores de educação especial;
  • Educação e Linguagens

Nessa área de pesquisa são desenvolvidos temas sobre processos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa, das línguas estrangeiras e da matemática, sobre a alfabetização, comunicação e sobre a formação dos profissionais que atuam com a linguagem na educação.

E aí, algumas dessas linhas chamaram sua atenção?

Confira mais conteúdos relacionados a mestrado e à educação em:

Conheça mais sobre a graduação em licenciatura!

Encaixe seu mestrado em uma rotina puxada!

Lato Sensu ou Stricto Sensu?

Conheça as vantagens de fazer uma pós-graduação