Encaixe seu mestrado em uma rotina puxada!

Já pensou em fazer mestrado, mas por conta de ter o dia a dia muito corrido, achou que não iria dar conta?

Não é só você que pensa assim, mas hoje em dia existem possiblidades de cursar um mestrado de maneira que você consiga conciliar seu cotidiano, obtendo ótimos resultados em sua vida profissional e intelectual.

Antes de apresentar uma forma que solucionará seus problemas, nós da SMG iremos resumir para você informações importantíssimas sobre o mestrado em geral!

O que é o Mestrado?

É uma pós-graduação do tipo stricto sensu. No Brasil existem dois tipos, o mestrado acadêmico e o mestrado profissional.

O mestrado acadêmico tem como objetivo principal formar pesquisadores e professores do ensino universitários. Já o mestrado profissional tem como foco a qualificação profissional, aperfeiçoando conhecimentos científicos e de pesquisa para a atuação no mercado de trabalho

Qual a duração?

Em média, o mestrado tem duração de dois anos. A carga horária não é grande, mas o curso exige muito empenho fora da sala de aula, para leitura, pesquisa, participação em eventos acadêmicos.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa portadora de um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar um mestrado em qualquer área, quantas vezes quiser.

Agora que você já sabe um pouco sobre o mestrado, confira a dica que irá te ajudar a conciliar seu dia atarefado com os estudos.

O Mestrado EaD é uma opção essencial para quem quer seguir na sua formação acadêmica, porém trabalha, possui filhos, família, ou seja, tem o dia a dia cheio de coisas para fazer. Pois com ele você consegue fazer tudo isso e ainda tem um ótimo aprendizado, mesmo que neste contexto a necessidade de pesquisa demande bastante tempo.

Confira tudo que você precisa saber sobre mestrado EaD!

• Como funciona?

Da mesma maneira que o presencial, o mestrado é divido em acadêmico e profissional, possuindo os mesmos objetivos, conforme foram apresentados acima.

Mesmo na modalidade EAD, o estudante passará por encontros presenciais, conforme estabelecido pela legislação da educação a distância. Os encontros presenciais serão marcados pela instituição de ensino ofertante do programa de mestrado.

Depois que o aluno realizar a matrícula, ele terá acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde poderá visualizar as videoaulas, atividades chats e fóruns.

De acordo com a legislação do MEC, é necessário que tenha:

• Atividades e provas presenciais.
  • Qualificação presencial para a defesa da dissertação.
  • Apresentação presencial da dissertação, sendo que pelo menos um professor da banca deve ser de fora da instituição.
  • Como funciona o processo de seleção?

É indispensável um diploma de nível superior, além de passar por essas competências:

• Análise do currículo do candidato
  • Elaboração de um projeto resumido de pesquisa
  • Prova escrita com temas pertinentes à área do curso
  • Entrevista com avaliadores
  • Teste de língua estrangeira
  • Como é em relação ao diploma, tem validade?

O diploma do mestrado a distância terá validade me território nacional e aceitação no mercado. O importante é que o curso escolhido seja reconhecido pela CAPES.

Pois com o diploma reconhecido em mãos, você terá a possiblidade de:

• Dar aulas em cursos de nível superior em universidades privadas e públicas.
  • Aumentar a sua remuneração no mercado
  • Concorrer em vagas que exigem essa titulação
  • Dar início ao doutorado
  • Como saber se o mestrado a distância é reconhecido pelo MEC e pela CAPES?

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), instituição ligada ao Ministério da Educação (MEC), é responsável pelos cursos de pós-graduação no Brasil. É essencial que a CAPES reconheça o programa de mestrado. Para saber se o mestrado é reconhecido pela CAPES, acesse o portal online da fundação com informações sobre os cursos recomendados.

• Onde encontrar mestrado EaD?

A Capes publica regularmente a lista dos cursos de mestrado, tanto presenciais como EAD, que obtiveram avaliação positiva (mínimo 3, de uma nota que vai de 1 a 7). Você pode fazer uma busca por área de conhecimento, nota, região ou instituição no site de educação e pesquisa da CAPES.