Você está interessado em fazer um intercâmbio? Então confira algumas dicas!

Olá! Que tal fazer um intercâmbio? Conhecer costumes, gostos e pessoas diferentes!

Muitas pessoas sentem vontade em conhecer outros lugares e adquirir conhecimentos diferentes e diversificados. Se você é uma dessas pessoas, este conteúdo é para você!

A SMG trouxe para você alguns aspectos importantes sobre este tema para que você compreenda melhor o que é um intercâmbio e por que seria interessante realizá-lo!

Confira outros assuntos que podem ser de seu interesse:

Saiba mais sobre o projeto de extensão de ação social 2021 da smg e participe

 Garanta a sua bolsa com nota do enem ingresse na faculdade smg

Vivemos em um mundo repleto de diversidades, como muitas opiniões, costumes e gostos diferentes. A maioria das pessoas sentem curiosidade e vontade de conhecer outros lugares, seja para adquirir conhecimento ou para ter mais preparo para competir no mercado de trabalho. Fazer um intercâmbio agrega experiência e conhecimento, e aprender é sempre benéfico.

Você sabe o que é intercâmbio?

Provavelmente você já ouviu falar em intercâmbio. Quando se fala sobre isto, logo vem à mente a imagem de um jovem que está estudando em outro país. Mas na verdade, o intercâmbio pode se dar na troca de conhecimentos com base em estágios e trabalho no exterior, de serviços de voluntariado e de viagens culturais.

O objetivo de um intercâmbio sempre será  adquirir experiência e agregar mais conhecimento, como também compreender melhor o contexto social de uma determinada cultura.

Veja como funciona esse sistema de intercâmbio!

Existem diferentes tipos de intercâmbios, mas no geral todos giram em torno da amplitude de conhecimentos.

Intercâmbio para estudar: este tipo de intercâmbio é bastante comum. Nele o aluno deseja estudar em um país diferente para aprender além do seu curso, outro idioma e outra cultura.

Neste intercâmbio é muito importante verificar se o tempo de conclusão do curso coincide com o permitido pelo país em que vai fazer o intercâmbio. Existe um limite de horas que cada país permite para realização dessas práticas.

Se você possui interesse em aprender um novo idioma ou se tornar mais fluente em alguma língua que já tem conhecimento básico este intercâmbio é perfeito para você. Este tipo de intercâmbio costuma possuir um período mais curto, uma média de duas semanas, então é bem bacana para você dar uma pausa na sua rotina e adquirir mais conhecimento de uma forma divertida.

Intercâmbio para estudar e trabalhar: este intercâmbio é ideal para pessoas que estão naquela fase em que desejam dar um up em sua vida profissional, transformando a sua rotina. 

Estágios IAESTE

É um programa de intercâmbio no qual você pode passar de 2 a 12 meses fazendo estágio na sua área de estudo e recebendo remuneração suficiente para cobrir todas as suas despesas básicas com alojamento e alimentação. No Brasil, o programa é gerenciado pela ABIPE – Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil, entidade sem fins lucrativos apoiada pela CI.

As áreas de estudo abrangidas são:  As engenharias,  Arquitetura,  Informática e Tecnologia, Física,  Química,   Bioquímica, Biologia, Administração, Economia,Marketing, Agronomia,        Farmácia.

A SMG possui um convênio com a AISEC para que os alunos possam realizar intercâmbios para fora do Brasil.

O Núcleo de Prática Jurídica desde o ano de 2019 tem convênio com a AIESEC, recebendo intercambistas de diversos lugares do mundo, possibilitando uma interação incrível, do idioma, cultural e jurídica. Além do mais, o convênio possibilita aos alunos de Direito da SMG que se interessassem, contratarem o serviço de Intercâmbio Internacional e conheceram diversos países e culturas.

O Curso de Direito da Faculdade SMG desde o ano de 2015 também tem parceria internacional com a Universidad de Belgrano em Buenos Aires, possibilitando alunos e professores visitarem a Universidade portenha e desfrutarem de aulas, congressos e palestras quanto organizados em conjuntos com a SMG.

Desde o ano de 2015, o Curso levou mais de 100 acadêmicos para essa jornada internacional.

Existem diversos programas que podem te ajudar nessa empreitada, como o Erasmus, Rotary, Aiesec entre outros, que oferecem oportunidades de intercâmbio com diversas possibilidades de financiamento. Caso seja difícil contatá-las, você pode utilizar o serviço de algumas agências de intercâmbio que fazem esse trabalho.

Motivos para fazer intercâmbio:

  • Aprender um novo idioma: este item está no topo do motivo de muitas pessoas optarem por realizarem um intercâmbio. Aprender um novo idioma, principalmente o inglês é super importante, visto que se tornou um pré requisito para muitas vagas de emprego. A maioria das empresas hoje exigem conhecimento do inglês para a contratação.
  • Experiência: o intercâmbio proporciona uma experiência que contribui para o conhecimento diversificado, além de aprender aquilo que você está buscando, você também aprende sobre o meio em que está inserido ou sobre uma cultura diferente da sua.
  • Contribui para o autoconhecimento: o intercâmbio favorece muito neste aspecto, pois ao vivenciar uma realidade diferente da que está acostumado, tem uma melhor percepção de seus interesses e suas prioridades. 
  • Fazer amizades: quem não gosta de ter amigos? As amizades são sempre bem vindas, e essa experiência possibilita conhecer os mais variados tipos de pessoas, além de ampliar a sua rede de amigos, você vai efetuar uma troca de conhecimento com eles.
  • Adquirir confiança e autonomia.
  • Incrementar seu currículo: essa experiência vai ser um grande diferencial no seu currículo, pois amplia as suas possibilidades de ingressar no mercado de trabalho ou talvez conseguir uma promoção no seu atual emprego

Saiba como realizar um intercâmbio a baixo custo:

Um dos intercâmbios que se destacam financeiramente e são muito populares são os que oferecem curso de inglês. A CI Intercâmbios, por exemplo, oferece um pacote para aprender inglês na África, com um curso de 16 aulas semanais, o qual inclui acomodação em residência. com disponibilização de embarque até o mês de junho deste ano. O pacote está custando um valor de 3.600 reais.

Esta agência também oferece um curso de inglês em Malta com uma carga horária de 20 horas semanais no valor de 3680 onde está incluso acomodação em residência também.

se você tiver interesse em algum intercâmbio pode acessar mais informações através da página da agência www.ci.com.br 

Se sentiu motivado a participar de um programa de intercâmbio?  Percebeu quantas vantagens?

Acesse também o site eurodicas, o qual seleciona as dez melhores agências de intercâmbio. Vale a pena conferir e quem sabe encontrar a agência ideal para tornar seu sonho realidade. Para conferir, acesse o link: Eurodicas-agências-de-intercâmbio

Continue a navegar em nosso blog, temos muitos conteúdos para você!

Siga nossas redes sociais!                                                                                                                                                                                                 

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress