Aprenda a desenvolver a inteligência lógico-matemática!

Alguma vez você já ouviu falar sobre esta inteligência? Você sabe o que ela é? Você a possui? Se todas as respostas forem não, você precisa muito continuar por aqui!

Pois ter conhecimento sobre inteligência lógico-matemática será muito importante para você em vários momentos da vida, principalmente na hora de escolher sua graduação.

Neste contexto, nós da SMG, vamos mostrá-la. Você vai saber o que ela é e descobrir se possui essa inteligência, assim como desenvolvê-la!  

Veja também outros conteúdos do nosso blog que podem lhe interessar:

Saiba mais sobre o projeto de extensão de ação social 2021 da SMG e participe 

O que são soft skills? vamos falar a respeito? 

O que é?

A inteligência lógico-matemática é uma das oito inteligências identificadas pelo psicólogo Howard Gardner em sua Teoria das Inteligências Múltiplas. Ela está relacionada com o pensamento abstrato e científico e engloba tanto a habilidade matemática como a capacidade lógica. Ela é medida nos famosos testes de QI, mas neles são verificadas habilidades específicas, principalmente relacionadas a cálculos e à velocidade para realizá-los.

Esse tipo de inteligência é de grande complexidade e vai muito além da matemática. É a capacidade de utilizar os números de maneira efetiva, aplicando-os em análises e usando o raciocínio de forma adequada em cálculos matemáticos, pensamento lógico, raciocínio indutivo e dedutivo; também, na resolução de problemas, na identificação de padrões e relações, na abordagem e verificação de hipóteses.

Como surge a inteligência lógico-matemática?

A inteligência lógico-matemática é algo natural, ou seja, nasce com a gente.  Ela se apresenta desde a infância e se modifica ao longo da vida, com capacidades que devem ser valorizadas e compreendidas em todos os âmbitos.

Já em relação ao pensamento lógico, abstrato e matemático, vai surgindo posteriormente de acordo com o aprendizado.

Esta inteligência com suas competências se localizam no lobo parietal esquerdo, nas áreas temporais e occipitais de associação e no lobo frontal.

Como saber se você ou alguém possui? Quais são as características de identificação dessa inteligência? Conheça as principais:

  • Habilidade para encontrar uma solução do tipo lógica aos problemas;
  • Gosto por mexer com números em geral e de operações matemáticas;
  • Ótimas habilidades com análise e raciocínio;
  • Afeto por números e raciocínio lógico;
  • Explicação para tudo;
  • Resolução de desafios que envolvem raciocínio;
  • Divertimento em resolver quebra-cabeças, puzzles, problemas e desafios mentais;
  • Facilidade na estimativa e memória de diferentes sinais numéricos;
  • Utilização de listas e esquemas para organização;
  • Curiosidade, capacidade de planejamento e de resolução de problemas da vida cotidiana;
  • São pessoas metódicas, persistentes e organizadas;
  • Habilidade para o cálculo mental e de dinheiro;
  • sucesso em jogos de estratégias;
  • Bom em solucionar problemas matemáticos, da área da informática, química ou física.

E aí, você acha que possui essas características? Aproveite para ver algumas profissões que estão ligadas a inteligência lógico- matemática:

  • Mestres-de-obras;
  •  Economistas;
  •  Engenheiros;
  •  Matemáticos;
  •  Cientistas;
  •  Contador;
  •  Estatístico;
  •  Analista;

Agora que você já sabe tudo sobre a inteligência lógico-matemática, aprenda a desenvolvê-la!

A inteligência lógico-matemática facilita a capacidade de se desenvolver no mundo e entendê-lo. Por conta disso ela não é apenas útil no campo acadêmico e da ciência, mas também é importante o estímulo dessa inteligência em todos, principalmente em adultos. 

Quando pequenos essa inteligência é geralmente desenvolvida na escola, quando se inicia o processo de aprendizagem de matemática como adição, subtração, etc. Mas se você não desenvolveu esta inteligência enquanto ainda era uma criança, não se preocupe pois é possível desenvolver depois de adulto.

Confira algumas dicas que irão te ajudar a desenvolvê-la:

Realize jogos 

Existem vários jogos como xadrez, sudoku, quebra-cabeças, peças de montar, puzzles, que estimulam a inteligência lógico-matemática que são produzidos justamente para a idade adulta, os quais podem ajudar na estimulação e manutenção dessa capacidade. Xadrez, por exemplo, auxilia no desenvolvimento da criação de estratégias e da concentração do jogador; o sudoku estimula o cérebro quanto à memorização; todos os jogos ajudam na percepção e desenvolvimento do pensamento lógico. 

Use esquemas e listas 

Aprender a utilizar esses recursos, tanto na organização e planejamento do dia a dia, como na hora de tomar decisões, faz com que o pensamento lógico-matemático vá se desenvolvendo.

Aprenda sendo turista

Ir a lugares como museus ou observatórios podem promover o interesse e o aprendizado nesse campo.

Faça perguntas

Lembre-se de que ser curioso e buscar explicações faz parte da inteligência lógico-matemática. Pois então, nunca deixe de fazer perguntas sobre tudo que há de interessante no seu dia a dia ou a respeito do funcionamento de certos objetos sobre os quais nunca refletimos devido à correria de nossa vida cotidiana. Também é possível criar uma série de hipóteses e, posteriormente, buscar informações sobre elas.

Descubra

Aprender por meio do descobrimento é super recomendado para estimular essa inteligência. Então, é importante que você tente descobrir intuitivamente o funcionamento de um objeto, por exemplo, desmontá-lo, analisar suas peças etc.

Reflita

Como vivemos em uma era em que buscar a resposta de uma pergunta é muito fácil, desistimos de pensar e descobrir as respostas por nós mesmos. Porém, é muito importante refletir sobre tudo o que nos rodeia, buscando respostas e traçando relações ou conexões com o conhecimento que já possuímos, estabelecendo mentalmente uma série de hipóteses ou deduções, antes de procurar as respostas em outros locais, como na internet.

Exercite o ato de calcular

Criar a rotina de realizar pequenos cálculos do dia a dia mentalmente, como buscar saber o preço da compra e o valor do troco, a distância percorrida em quilômetros ao longo de um dia, o quanto cada pessoa tem que pagar em um jantar em grupo etc. são exercícios que ajudam a desenvolver a inteligência lógico-matemática.

Desenvolva a curiosidade

Essa atividade é fácil de ser realizada se levarmos em consideração os acontecimentos diários, bem como buscar os conceitos ou ideias do campo lógico-matemático que apareçam em conversas ou leituras incorporando-os ao nosso conhecimento.

Realize jogos lógicos ou matemáticos

Jogos de tabuleiro, de estratégia e de lógica, são uma boa escolha para ajudar a desenvolver a inteligência lógico- matemática. Outra opção também são os escape rooms, que hoje em dia existem uma grande quantidade, com uma série de enigmas e problemas de lógica que devem ser resolvidos em grupo.

E aí, conseguiu aprender sobre a inteligência lógico- matemática?

Caso tenha se interessado por esse assunto, aproveite para conhecer as outras inteligências em Conheça tudo sobre múltiplas inteligências! 

Acesse também o nosso blog,  e confira matérias com múltiplos assuntos, para todos os gostos e públicos!

Siga nossas redes sociais!





 

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress