Descubra o que são inteligências múltiplas e como desenvolvê-las!

Você sabia?

Em meados dos anos 80, o psicólogo Howard Gardner, após identificar que a metodologia que testava a inteligência com base no QI era limitada, realizou uma pesquisa na qual criou uma teoria de que a inteligência do ser humano é composta por oito peças que compreendem diferentes áreas do conhecimento.

Vamos mostrar quais são essas oito peças, e explicar melhor sobre a teoria de Gardner.

Veja também outros conteúdos que podem lhe interessar:

Saiba mais sobre o projeto de extensão de ação social 2021 da SMG e participe!

Conheça trello e asana excelentes aplicativos para você se organizar na hora dos estudos 

O que são soft skills vamos falar a respeito?

 O que são testes vocacionais? eles realmente funcionam?  

Ferramentas que todo estudante deve conhecer: evernote e aprova 

Segundo nosso dicionário, inteligência é a faculdade de conhecer, aprender e compreender. E de acordo com Gardner o ser humano possui oito inteligências, mas isso não quer dizer que todas elas são desenvolvidas. Cada pessoa desenvolve diferentes tipos de inteligência e, dificilmente, desenvolve todas elas.

O famoso italiano Leonardo da Vinci, foi um dos raros casos de desenvolvimento de inteligência múltipla. Ao longo da sua vida Da Vinci foi cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É por isso que Leonardo Da Vinci consegue conquistar a admiração de muitas pessoas até os dias de hoje.

O que são múltiplas inteligências?

As múltiplas inteligências são várias habilidades e competências que compreendem diferentes campos do conhecimento.

Quais são as oito inteligências identificadas por Gardner?

  • Linguística: essa habilidade se fundamenta na escrita e na capacidade do ser humano em se expressar. Engloba capacidades de interpretação e análises. Os portadores dessa inteligência demonstram ser ótimos comunicadores com facilidade em oratória, tendem a aprender rapidamente atividades que envolvem a fala, como por exemplo, falar outros idiomas.  Essa inteligência aparece em profissionais como: Jornalistas, mestres de cerimônia, escritores, cineastas, vendedores, entre outros.
  • Lógico matemática: essa inteligência está voltada a atitudes embasadas na razão. É a capacidade de utilizar o pensamento lógico na resolução de equações, cálculos e problemas. É um dos modelos utilizados para realizar os testes de QI o qual mede a inteligência de determinado indivíduo.  Pessoas que desenvolvem esta inteligência são capazes de realizar sistematizações e compreender padrões. Geralmente identificada em indivíduos que seguem carreira de engenharia, matemática, economia, ciência etc.
  • Espacial: essa inteligência está ligada à criatividade e habilidades pertencentes a artes visuais. Pessoas que conseguem desenvolver tal inteligência apresentam capacidade de compreensão de informações gráficas, que permitem que o ser humano vislumbre suas ideias e projetos para depois colocá-las no papel, pois conseguem criar em suas mentes espaços complexos e manipulá-los sem nenhuma dificuldade. No geral, essas pessoas são profissionais que optaram por serem arquitetos, artistas, designers, entre outros.
  • Corporal-cinestésica: tal inteligência está ligada à capacidade que o ser humano encontra em controlar e equilibrar seus movimentos corporais, como também coordenar e se expressar através de tais movimentos. É o desenvolvimento da capacidade motora, em que o corpo é a ferramenta principal. Pessoas que desenvolvem essa inteligência geralmente se destacam em atividades atléticas, de danças e no meio artístico (em circos ou na atuação em teatro e cinema).
  • Interpessoal: As pessoas que desenvolvem esta inteligência possuem uma certa facilidade na interpretação de expressões de todos à sua volta. Reconhecem e compreendem os sentimentos e intenções dos outros. Essas habilidades lhe permitem trabalhar muito bem em grupos de pessoas, ter contato humano sem muita dificuldade e se comunicar naturalmente. Em sua maioria são pessoas que optam por serem psicólogos, advogados, pedagogos etc.
  • Intrapessoal: quem desenvolve esta inteligência desenvolve um autoconhecimento em alto nível. Essas são pessoas centradas que compreendem muito bem os seus sentimentos e emoções, possuem a percepção de seus valores e ideais. Um diferencial para esta inteligência é a possibilidade de desenvolver outras inteligências por meio dela. 
  • Naturalista: esta inteligência possui uma conexão com a vida e a natureza. Ela permite a identificação de plantas, animais e seus benefícios. Indivíduos com esta inteligência se sentem parte do meio ambiente. Estas pessoas optam por profissões como biologia, floricultura, agricultura, entre outras. 
  • Musical: esta inteligência está conectada à sensibilidade do indivíduo de identificar notas musicais, bem como criar e reproduzir melodias. Está visível em pessoas que tem uma boa entonação vocal ou aquelas que se demonstram sensíveis, emocionadas ao ouvirem uma música. O desenvolvimento desta inteligência permite que a pessoa possa atuar como cantor, produtor, crítico, maestro e qualquer outra profissão que tenha vínculos com a área da música.

Como desenvolver as múltiplas inteligências?

Quando criança o ser humano é exposto a determinados estímulos, isso leva o indivíduo a desenvolver apenas algumas habilidades, por exemplo, uma criança que nasce no circo, provavelmente, vai desenvolver a inteligência corporal sinestésica. 

Você pode praticar alguns exercícios para desenvolver suas inteligências:

Linguística: exercite a leitura, a escrita e pratique a oratória. 

Lógico-matemática: pratique jogos que incluam o pensamento matemático, realize cálculos e  pratique resolução de testes.

Espacial: realize atividades que estimulem suas habilidades criativas, jogue alguns jogos que exercitem sua mente .

Corporal-cinestésica: procure realizar atividades físicas, praticar esportes e dança.

Interpessoal: essa prática envolve as pessoas, procure conversar e observar as pessoas com quem tem contato, mantenha a mente aberta.

Intrapessoal: estabeleça seus objetivos e trabalhe seus pontos negativos. Pratique atividades como yoga.

Naturalista: frequente ambientes que lhe proporcione acesso à natureza, observe o ambiente que o rodeia, perceba suas belezas.

Musical: ouça músicas de diversos gêneros, preste atenção à melodia e a letra da música, deixe-se levar por ela. Cante com amigos, brinque de karaokê.

Essas inteligências quando desenvolvidas podem abrir diversos caminhos pessoais e profissionais. Abra-se às possibilidades e tente desenvolver a habilidade com que mais se identifica.

Esperamos que tenha gostado de conhecer o que são as múltiplas inteligências!

Navegue por nosso blog e acompanhe nossos conteúdos!

 

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress