Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo? Saiba qual é a melhor opção para você

Como se a escolha de um curso de graduação já não fosse difícil o suficiente, há mais uma questão que você precisa levar em conta na hora de começar a faculdade: a titulação! Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo? É aqui que muitos se confundem e não entendem quais são as diferenças e os impactos que essa escolha poderá ter na sua carreira futuramente.

O que é a titulação?

A titulação está ligada ao tipo de atuação de que o profissional fará em seu segmento. A titulação de bacharel, licenciado ou técnico corresponde a um curso de graduação. Escolher a titulação oferecida e verificar se ela corresponde aos objetivos traçados para a carreira é muito importante para o acadêmico, pois um curso de licenciatura em Letras, por exemplo, tem especificidades muito diferentes do bacharelado do mesmo curso. O objetivo dos cursos de graduação que oferecem qualquer uma das titulações é preparar profissionais para o  mercado de trabalho.

Independentemente da titulação, ao fim do curso de graduação, o estudante recebe seu diploma de curso superior que comprova e facilita o reconhecimento de sua autoridade na área escolhida. Ainda assim, as especificidades de cada modalidade são muito relevantes na hora de fazer sua escolha. Chega mais, vamos acabar de vez com essa dúvida!

Bacharelado

Basicamente, a modalidade Bacharelado foca no mercado de trabalho como um todo, desde a execução das tarefas cotidianas, até a pesquisa.
Ou seja, o curso de bacharelado tem o objetivo de formar profissionais com sólidos conhecimentos sobre a área estudada e com amplas habilidades dentro da profissão. Sendo assim, o ensino não tem uma particularidade apenas, mas consiste em explorar as possibilidades de atuação dentro de determinada área.

Essa opção é boa para quem tem afinidade com um curso, mas ainda não sabe exatamente em qual segmento vai querer atuar depois de formado. Uma vez bacharel, o profissional recém-formado poderá especializar-se na área que preferir e estreitar sua atuação profissional de acordo com as afinidades exploradas durante o curso.
Em resumo: o profissional estará apto para atuar em todas as funções da sua área, menos dar aulas. Entretanto, se no meio do caminho você descobrir que quer ser professor, ainda poderá se especializar em Educação e aprender as práticas pedagógicas necessárias para ser um ótimo professor.
Ah, vale lembrar que o tempo de duração destes cursos, geralmente, é de três a seis anos.

Licenciatura

Se o bacharelado não tem seu foco na prática docente, é a Licenciatura quem faz esse papel de formar professores. Os cursos de Licenciatura são focados na docência e suas grades curriculares englobam disciplinas como Psicologia da Educação, Didáticas, Práticas Pedagógicas, além de estágios que levam os futuros professores diretamente para o contexto da sala de aula.

Uma graduação que o oferece a titulação de licenciado ao acadêmico tem seu foco, principalmente, nos níveis do Ensino Básico e Médio.
Por exemplo, o licenciado em Geografia poderá dar aulas em escolas públicas ou privadas, assim como aulas particulares. Logo, a maior parte dos cursos em licenciaturas são disciplinas que estudamos na escola, como: Matemática, Letras, Biologia, História, dentre outras.
Em média, os cursos de Licenciatura possuem duração de 4 anos.

Mas atenção! Se sua vontade é dar aulas no Ensino Superior, adicione ao seu plano de carreira mais alguns anos de estudos para a pós-graduação. Pois apenas pós-graduados, mestres e doutores podem dar aulas para o nível superior.

Tecnólogo

Assim como o bacharelado e a licenciatura, os cursos superiores de tecnologia são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) como curso superior, ou seja, equivalem às duas duas modalidades anteriores em nível. Os cursos possuem duração média entre dois e três anos e, diferentemente do bacharelado, oferecem uma formação mais específica aos alunos.
A grade curricular do curso tecnólogo costuma manter o foco em uma formação prática, que prepare o profissional para a atuação no cotidiano de determinada área. A pesquisa e o aprofundamento teórico podem ser realizados por meio de pós-graduação ou mestrado, caso o aluno desenvolva esse desejo. O curso tecnólogo é recomendado para quem deseja uma formação mais curta e já tem uma profissão bem delineada em mente, sabendo bem em qual segmento pretende atuar.

O mesmo curso pode ser oferecido em mais de uma modalidade?
Com toda a certeza. Inclusive, alguns cursos de diferentes modalidades têm a mesma base curricular inicial em algumas faculdades. Assim sendo, os alunos de ambas estudam juntos (o mesmo conteúdo) e a partir de um certo momento, escolhem a modalidade que desejam seguir, separando-se o aprendizado.
No caso da licenciatura, é a partir daí que o estudante vê as disciplinas relacionadas à pedagogia, didática e psicologia.
No entanto, algumas instituições oferecem os cursos separadamente desde o início.

E se eu quiser fazer um curso EaD?

Tudo bem! Cursos bacharelados e de licenciatura existem nas duas formas de ensino. Com tanta tecnologia ao dispor do aluno, fica muito mais fácil fazer qualquer curso, incluindo aqueles com matérias mais práticas como as Licenciaturas e os Tecnólogos.

O Diploma é Diferente?

Bacharelado e Licenciatura só se diferenciam na atuação profissional. Depois que se forma, ambos os profissionais terão, de igual forma, o reconhecimento de graduados no ensino superior.
Sendo assim, o diploma tem exatamente o mesmo valor! Mas, é claro que a informação de que o curso é de uma ou de outra modalidade constará no documento.
Ah, lembre-se de se certificar se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), caso não seja, o diploma não tem validade. Disso você já sabe, certo?

E aí, agora que entendeu a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo, conta pra gente: Qual é o melhor para você?