Como organizar as finanças

Educação financeira para iniciantes – Como organizar as finanças!

Você sabe como organizar suas finanças? Educação financeira consiste numa vida melhor, com menos imprevistos ou surpresas desagradáveis. É uma maneira de você aprender não somente a gastar o seu dinheiro, mas como administrá-lo para garantir um presente e um futuro proveitoso.

Para que isso seja possível se faz necessário um planejamento. Para te ajudar com esse processo a SMG trouxe algumas dicas para você a respeito de educação financeira. Continue sua leitura e aproveite!

O que é educação financeira?

Que tal começar entendendo melhor o conceito de educação financeira que é, resumidamente, o desenvolvimento da  arte de administrar o seu dinheiro, de forma que no futuro você possa ter uma qualidade financeira. Se você domina a educação financeira, você sabe controlar seus gastos, sabe como investir, e como multiplicar o seu dinheiro. Por meio dessas práticas, você pode vir a ter uma vida estável, com segurança material e uma preparação para imprevistos desagradáveis. 

No nosso âmbito social o que aprendemos, conforme vamos crescendo, é a comprar e a pagar as contas e, comumente, o salário da maioria das pessoas somente supre essas necessidades. O brasileiro trabalha para se alimentar e pagar as suas contas. Mas isso pode e deve mudar!

Qual a importância da educação financeira?

A importância de aprender  educação financeira se dá ao abrir possibilidades para que você possa fazer o seu dinheiro render mais, e, além disso, contribuir para que você tenha responsabilidade no momento de gastar o seu dinheiro, evitando assim acumular dívidas.

Uma pessoa que não possui educação financeira costuma fazer um montante de dívidas, as quais perde o controle em determinado momento, e quando isso acontece recorre a empréstimos bancários, com juros altíssimos.

É importante se educar financeiramente para tornar possível alcançar os seus objetivos e também se permitir um futuro mais tranquilo.

Dicas de educação financeira para iniciantes se planejarem para o futuro:

A SMG preparou algumas dicas para você se organizar e se educar financeiramente, veja:

Saiba qual é a sua situação atual: antes de tudo, para conseguir ter controle financeiro você precisa saber com exatidão quanto de dinheiro possui e quais são os valores de suas dívidas. Precisa ter noção se o que você recebe supre o pagamento destas dívidas. Também é necessário que você realize um levantamento para verificar se o que está causando as dívidas são compras necessárias ou somente coisas supérfluas. Você consegue adequar sua renda mensal com seu estilo de vida? A partir desta percepção você conseguirá realizar um planejamento.

Organize-se financeiramente: ok, agora que você já sabe sua situação financeira, já pode começar a se organizar! Se você possui dívidas, pode começar criando um plano para quitá-las renegociando-as.

É importante lembrar sobre os parcelamentos na hora de negociar: preste atenção aos juros que eles acarretam e avalie se é, realmente, uma boa opção. Para pagar suas contas rapidamente é importante, também, ter um plano de redução de gastos.  Sempre há algo que se pode abrir mão ao comprar. Então, fique esperto, liquidar suas dívidas e reduzir gastos é uma ótima forma para começar a se educar financeiramente.

Estabeleça metas: essa é uma forma de se manter motivado a continuar se educando financeiramente Diante disso, você pode estabelecer alguns prazos para alcançar tais metas. As suas metas são suas, então é preciso que você saiba por que quer aprender a administrar o seu dinheiro. Talvez você queira investir no seu próprio negócio futuramente, ter uma poupança  ou até mesmo comprar algo que esteja além do seu orçamento atual.

Crie o seu plano de gastos e investimentos: esse será o seu planejamento! Bom,  você já sabe quais são as dívidas e como pagá-las mensalmente. Adicione a isto o fato de economizar e abrir mão de gastos supérfluos como aquelas compras motivadas por promoções, por exemplo. Muitas vezes você nem precisa daquele item, mas para aproveitar a promoção acaba comprando.

Crie uma planilha que contenha a quantidade de dinheiro que você recebe mensalmente  e anote tudo o que você gasta no mês. Até mesmo as despesas com lanche ou aquele suquinho que tomou na padaria. 

A partir desta planilha você terá uma visão mais ampla do seu dinheiro, podendo cortar gastos que considere desnecessários. No início isto pode ser difícil, mas pense em suas metas para se manter firme no propósito de economizar.  

Crie seu help: de acordo com a sua planilha ou seu plano de organização, é importante que você consiga direcionar uma quantia mensal do seu dinheiro para suprir possíveis emergências e uma quantia para você investir em algo próspero. Uma dica importante é que essa quantia seja adequada. Não adianta querer direcionar um valor maior do que o seu orçamento pode sustentar. Então tenha paciência e calcule uma quantia que se encaixe no seu rendimento.

Invista seu dinheiro: esse é um método para fazer o seu dinheiro crescer, você precisa escolher um modelo de investimento para investir. 

Existem várias opções de investimentos como o mercado de renda fixa, que é um modelo para pessoas com pouca experiência, ou seja, para quem está começando a investir financeiramente. 

Outra opção seria o tesouro direto, o qual permite valores de investimentos baixo, sendo bastante atrativo para quem está começando a investir. 

Enfim existem várias opções que você pode considerar na hora de investir o seu dinheiro, mas vale lembrar que esta é uma decisão importante, portanto analise bem as opções.

Você sabia:

Existem aplicativos que podem te auxiliar com o planejamento financeiro, como o MOBILLS que está disponível na web e como app para celulares?

E aí, o que achou das nossas dicas? Se gostou procure aplicá-las como método para a sua educação financeira, pois não irá se arrepender!

Continue explorando os conteúdos do blog da smg e fique por dentro de mais assuntos interessantes!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress