Filhos e estudos: Como conciliar?

Pode parecer desafiador conciliar a rotina de estudos que a graduação exige, quando se tem filhos, não é?!

Durante os estudos é necessário ter muito foco e atenção e, às vezes, isso torna-se algo complexo de se conseguir no ambiente doméstico, principalmente quando o ensino é presencial, afinal, não somos máquinas e essa rotina torna-se exaustiva.

A quarentena transformou a rotina de quem precisou trabalhar e estudar em casa. Mas agora, os novos colegas não são os alunos ou colaboradores da empresa, mas sim sua família e animais de estimação.

Parece cansativo, mas não se preocupe que iremos te apresentar algumas soluções para que você consiga conciliar seus estudos com a rotina de casa!

TENHA UM CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DIÁRIAS

É possível estudar tendo filhos. Você só precisa organizar sua rotina e elencar suas prioridades!

Isso também inclui a rotina dos seus filhos. Você precisa saber conciliar suas tarefas com as deles, então anote todas as respectivas atividades que você precisa executar e organize-as em um planejamento diário, com o horário de tudo.

Inclua nessa lista o tempo que demanda sua ida ao trabalho, os horários em que pretende dedicar-se às aulas, ao supermercado, ao preparo da alimentação, levar o cachorro para passear… tudo!

Fazendo isso, você pode aproveitar as “brechas”, no horário em que seus filhos estão estudando ou ocupados com outras atividades, por exemplo, para ter seu tempo dedicado aos estudos.

Não esqueça que você precisa manter a disciplina para seguir o planejamento, só assim ele funcionará conforme o esperado. E é claro, você também precisa ter seu momento de descanso, então não esqueça de incluí-lo em seu cronograma.