Gestão de pessoas: você sabe o que é? Confira tudo o que precisa saber sobre esse tema!

O que faz uma empresa se movimentar? – Seus colaboradores é claro!

Os funcionários são parte essencial de uma empresa e para que se obtenha resultados positivos é do interesse da empresa que seus funcionários tenham um bom desempenho. Para que isso aconteça ambos os lados se esforçam.

Hoje as empresas utilizam a ‘’gestão de pessoas’’ para demonstrar a importância de cada funcionário e motivá-lo a desempenhar melhor a sua função.

Vamos falar um pouco a respeito deste conceito e apresentar alguns softwares que podem ser utilizados nessa área!

Veja também outros conteúdos que podem lhe interessar:

saiba mais sobre o projeto de extensão de ação social 2021 da SMG e participe!  

Saiba como desenvolver as suas relações interpessoais 

Você sabe o que é gestão e que tipos de gestão são os mais utilizados? 

ferramenta: evernote e aprova 

Como dissemos acima, são as pessoas que formam uma empresa. A interação entre elas motiva o trabalho trazendo inovações. Para que isto aconteça é preciso saber planejar e gerir.

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é um conjunto de práticas que busca a valorização do capital humano dentro da empresa. Ela é responsável pelo desenvolvimento e motivação dos colaboradores visando a melhores desempenhos para realizar os objetivos da organização.

Com as técnicas de  gestão de pessoas é possível determinar o comportamento dos colaboradores dentro da empresa. E também motivar seus  funcionários  deixando-os  satisfeitos com a função que exercem dentro da empresa, sendo assim a produtividade aumenta e a organização pode alcançar suas metas.

Em resumo, gestão de pessoas é a estrutura dos recursos que as pessoas (funcionários) possuem a fim de produzirem algo.

Quais são os objetivos da gestão de pessoas?

  • Compactar interesses: O objetivo da empresa tem que buscar unificar as expectativas do colaborador com os interesses da empresa. O gestor, por sua vez, deve sempre esclarecer qual o objetivo de realizar tal atividade, e como ela trará benefícios para a empresa e para seus colaboradores.
  • Motivação: Criar um ambiente que motive a todos a desempenhar a sua função com perfeição, dedicando o melhor de si para suas atividades. Um ambiente agradável em que haja confiança e liberdade para se trabalhar, dissolvendo conflitos para que o trabalho flua.
  • Comunicação: fazer com que as pessoas se comuniquem dentro da empresa, incentivando sempre o diálogo para esclarecimento de qualquer situação, e eliminando os ruídos. Quando os colaboradores possuem um bom relacionamento entre eles, fortalecem a empresa.
  • Estruturação: criar uma estrutura sólida para que os funcionários possam se encontrar em suas determinadas funções e administrá-las com eficiência.
  • Extrair potencial: fazer com que o colaborador possa mostrar sua capacidade e exibir seu potencial dentro da empresa, tirar o colaborador da zona de conforto para que ele possa crescer profissionalmente, pois assim a empresa crescerá com ele.
  • Elencar as prioridades da empresa: determinar a cada colaborador as prioridades da empresa para  que ele saiba quando e como agir ao chegar no ambiente de trabalho. Com isto, o processo de produção se torna mais eficiente e os resultados aparecem..
  • Desenvolvimento: colaborar para o desenvolvimento do colaborador, com ferramentas e técnicas que possam auxiliá-lo a desenvolver as competências necessárias para exercitar suas funções com excelência.
  • Participação: incluir os colaboradores em projetos e campanhas que a empresa realizar, isso fará com que ele se sinta parte da empresa.
  • Envolvimento: um dos principais objetivos de toda empresa é gerar engajamento, e é importante que esse engajamento acenda dentro de cada colaborador o desejo de contribuir.

Qual a importância da gestão de pessoas nas organizações?

Toda empresa depende do trabalho de funcionários para conseguir funcionar e para que isso dê certo os funcionários devem estar satisfeitos com as suas atividades na empresa. Pois um profissional insatisfeito gera resultados ruins ou até mesmo resultados nenhum.

E é aí que se dá importância à gestão de pessoas, pois este setor ficará encarregado de cuidar das pessoas que contribuem para o sucesso da organização. É a gestão de pessoas que fica responsável por fazer com que cada colaborador sinta-se motivado a ir trabalhar todos os dias, estimulando-o a obter resultados.

As pessoas querem se sentir parte de algo. Precisam sentir que seu trabalho possui algum valor e a gestão de pessoas faz com que isso aconteça. E como isso impacta a empresa? De uma forma muito positiva! A empresa se desenvolve, atinge metas e objetivos quando todos desempenham suas funções com dedicação. A organização colhe os benefícios que a gestão de pessoas cultivou.

As empresas que não se dedicam a investir em gestão de pessoas, dificilmente conquistam o respeito e admiração dos colaboradores,  e este sentimento de decepção pode manchar gravemente a imagem da organização, o que significa que a empresa pode perder não somente funcionários como também clientes. 

Softwares que podem ser usados para gestão de pessoas:

Destacamos alguns softwares que você pode utilizar para auxiliar na gestão de pessoas:

  • Felizz: este software permite a compreensão da satisfação e sua felicidade com relação à empresa, possibilita verificar a sua produtividade  e motivação dentro da empresa. É uma excelente ferramenta de engajamento.
  • Rh1000: Essa ferramenta se concentra nos resultados obtidos, permite efetuar o gerenciamento de treinamentos e possibilita acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador. 
  • Hondanna indica: este software possibilita às empresas aplicar treinamento para os colaboradores por meio de um chat que compartilha com os funcionários  dicas e conteúdos todos os dias para seus smatphones, o que resulta em melhor engajamento.

 E aí, o que achou do nosso conteúdo?

É muito interessante falar sobre gestão de pessoas, não é mesmo?

Continue navegando em nosso blog, pois temos muito mais conteúdos interessantes para você conferir!

Ah, siga-nos nas redes sociais!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress