Saiba como desenvolver suas Relações Interpessoais!

Cada estágio de nossas vidas apresenta diferentes convívios  com diversos tipos de pessoas. A convivência uns com os outros só é possível se todos souberem se comunicar e se relacionar. Isso vai ganhando mais importância conforme o indivíduo cresce e se envolve com a sociedade. O relacionamento interpessoal pode ser um termo familiar para você, mas você já conseguiu desenvolver essa habilidade?

Pode parecer fácil, mas na realidade muitas pessoas encontram dificuldades em se relacionar com outras, e pensando nisso a Faculdade Santa Maria da Glória ( SMG) trouxe algumas dicas de como desenvolver relações interpessoais.

 Veja mais:

Como se dar bem no relacionamento interpessoal em sua carreira profissional

O que são soft skills vamos falar a respeito

Fortaleça seu networking na graduação presencial

Saiba como ter uma boa convivência e manter o ambiente de trabalho tranquilo 

Saiba mais sobre o projeto de extensão de ação social 2021 da SMG e participe

Já ouviu esta frase: ‘‘ Cada cabeça é uma sentença!” ? É um pouco clichê, mas tem um fundo de verdade. As pessoas pensam de maneira diferente, agem e têm ideias e opiniões diferentes. É por isso que desenvolver suas relações pessoais é fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional.

O Relacionamento interpessoal é a interação entre duas ou mais pessoas em um determinado contexto, pode ser na sua casa com sua família, na faculdade, no trabalho etc.  É o tipo de relação que você estabelece com outro indivíduo ou a maneira como você se comporta em diferentes situações.

Como desenvolver relações  interpessoais saudáveis

O seu desenvolvimento vai depender única e exclusivamente de você e deve planejar quanto esforço e determinação está disposto a aplicar nesse objetivo.

O primeiro passo para esse desenvolvimento é o autoconhecimento, aprenda mais sobre você! Observe o que te deixa nervoso, o que te deixa tranquilo, o que não sabe, o que reconhece saber, quais seus desejos, ansiedades etc. Depois de reconhecer essas percepções, tente controlar suas emoções,  ser racional e separar dados pessoais dos profissionais. Procure sempre pensar como as suas atitudes e reações impactam as pessoas  e como elas podem te impactar.

Procure ser uma pessoa ética. Se algo lhe favorece, mas prejudica outra pessoa, tenha certeza que isto não é ético. Seu sucesso não depende de ser prejudicial com os outros. Esse é um detalhe que pode agravar a sua imagem e afetar seriamente suas relações pessoais.

Mantenha a cordialidade e a empatia, cumprimente as pessoas com simpatia, demonstre interesse e gentileza  pelas outras pessoas, se interesse pelos seus assuntos e faça isso com sinceridade, sem esperar recompensa. 

Ser uma pessoa agradável contribui para as suas relações, ninguém quer permanecer próximo a alguém que reage a tudo com sarcasmos ou grosserias. Cada momento e ambiente exigem de você uma postura adequada.Não seja inconveniente! Respeite as opiniões das outras pessoas, mesmo que diferentes das suas. 

Aja com solidariedade, se você percebe que alguém ao seu redor está com dificuldades para realizar determinada tarefa ou executar alguma ação, ajude-o! A pessoa que você está auxiliando vai nutrir por você um sentimento de gratidão e quando você se encontrar em ‘’apuros’’ , com certeza vai retribuir. Não se perde nada sendo solidário  e a sensação que se ganha é de satisfação.

Seja uma pessoa a qual os outros depositem confiança, à quem é possível dividir preocupações sem ser censurado ou o tipo de pessoa que não vai falar uma coisa e fazer outra. Não agir conforme se fala é um motivo de muita discórdia e convenhamos que em um relacionamento saudável isso não é recomendado.

Importância de se desenvolver relações interpessoais

Seu comportamento pode influenciar outros seres humanos. Cada indivíduo tem a responsabilidade de mudar o que está ao seu alcance, ou seja, a si mesmo e, com isto, se obtém relacionamentos produtivos e harmoniosos.

A maneira como você se relaciona com as outras pessoas fazem uma diferença gigantesca na sua vida, ela abre caminho para o seu progresso e sucesso.

Procure usar nossas dicas para auxiliar seu desenvolvimento, você vai perceber uma diferença significativa em suas relações. Aplique no seu dia a dia com colegas, amigos e família. 

Ah! E acesse nosso blog. A SMG prepara muitos conteúdos para que sua experiência escolar e profissional sejam memoráveis. Continue navegando e descubra vários temas que podem lhe interessar!

Siga nossas redes sociais e mantenha-se informado!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress