Psicologia РFaculdade Santa Maria da Glória РSMG Psicologia

Psicologia

MATUTINO

NOTURNO

CONCEPÇÃO

Em conson√Ęncia com as diretrizes do Minist√©rio da Educa√ß√£o, os cursos da √°rea da Sa√ļde da Faculdade Santa Maria da Gl√≥ria buscam preparar profissionais para o trabalho na rede p√ļblica e particular, sempre com o perfil de atua√ß√£o multi e interdisciplinar, conforme preconiza a legisla√ß√£o de atendimento da sa√ļde em rede. A Psicologia, por ser uma √°rea do conhecimento com ampla atua√ß√£o profissional, estende sua pr√°tica tamb√©m para as √°reas da Assist√™ncia Social, da Educa√ß√£o, da Justi√ßa, do Tr√Ęnsito, do Trabalho, entre 21¬† outras onde se faz necess√°rio o planejamento e a interven√ß√£o frente ao sofrimento humano e a qualidade de vida individual e coletiva.

OBJETIVO GERAL

Formar psic√≥logos √©ticos, tecnicamente habilitados, capacitados para a reflex√£o cr√≠tica de sua pr√°tica e das realidades sociais, socialmente respons√°vel, capacitados a planejar e intervir nas mais diversas situa√ß√Ķes integrando sua pr√°tica a uma vis√£o interdisciplinar, sendo a vida humana, a autonomia e a qualidade de vida seu direcionamento constante.

OBJETIVOS ESPEC√ćFICOS

  1. Respeito à diversidade sexual, étnica, cultural, religiosa e ideológica e defesa dos Direitos Humanos;
  2. Conhecimento das realidades coletivas e individuais;
  3. Conhecimento do funcionamento da Sa√ļde P√ļblica Brasileira e da legisla√ß√£o do Sistema √önico de Sa√ļde;
  4. Conhecimento do funcionamento da rede de Assistência Social Brasileira e da legislação do SUAS;
  5. Capacidade de an√°lise de cr√≠tica da atua√ß√£o profissional e das condi√ß√Ķes de vida da popula√ß√£o brasileira, identificando e desenvolvendo interven√ß√Ķes que busquem combater a desigualdade social, a opress√£o, a discrimina√ß√£o e a explora√ß√£o humana;
  6. Atuação multi e interdisciplinar, individual ou coletiva, buscando a autonomia dos indivíduos e o protagonismo social;
  7. Capacita√ß√£o t√©cnica de acordo com os preceitos cient√≠ficos e orientada pelo C√≥digo de √Čtica Profissional do Psic√≥logo
  8. Formar profissionais empreendedores, capazes de gerenciar, planejar, intervir e avaliar, aperfeiçoando-se constantemente e posicionando-se criticamente frente às realidades da sociedade.
  9. Formar profissionais conscientes da import√Ęncia da Psicologia e de sua atua√ß√£o frente ao sofrimento humano e a busca da qualidade de vida.
  10. Profissionais capacitados a buscar inova√ß√Ķes te√≥ricas e t√©cnicas, atrav√©s da pesquisa cient√≠fica, que proporcione a melhoria da qualidade de vida.
  11. Profissionais tecnicamente capacitados para atuar de forma cr√≠tica e √©tica nas √°reas da Sa√ļde, da Assist√™ncia Social, da Educa√ß√£o, do Trabalho e de outras realidades de atua√ß√£o do profissional psic√≥logo.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O curso de Psicologia da Faculdade SMG priorizar√° a constru√ß√£o e desenvolvimento do conhecimento cient√≠fico diverso e abrangente, bem como, a reflex√£o e a compreens√£o cr√≠tica dos fen√īmenos psicol√≥gicos, subjetivos, sociais, pol√≠ticos e culturais atuais.

Devido à formação embasada numa tríade central: pesquisa, atuação profissional e transmissão, o profissional psicólogo egresso do curso de Psicologia da Faculdade SMG está apto a atuar em diferentes contextos em que o saber e o exercício do psicólogo é convocado, com uma prática norteada pelas necessidades sociais vigentes, pelos Direitos Humanos e pela ética profissional, com o objetivo de promover a qualidade de vida.

A apropriação crítica dos fundamentos epistemológicos e metodológicos das diversas linhas de pensamento da Psicologia, com finalidade de obter uma compreensão ampla, integral e contextualizada dos processos psicológicos, capacita o egresso não somente para o exercício prático, como também para a transmissão do conhecimento com mobilidade e responsabilidade. Com a formação oferecida, é esperado do profissional egresso as seguintes competências e habilidades gerais:

  1. Perfil crítico e reflexivo, que lhe confira capacidade de avaliar sua própria prática profissional e os rumos da Psicologia;
  2. Percep√ß√£o, compreens√£o e reflex√£o sobre os m√ļltiplos fen√īmenos psicol√≥gicos e sociais;
  3. Domínio básico das diferentes linhas de pensamento da Psicologia;
  4. Valorização do diálogo com outros campos do conhecimento, promovendo a pesquisa e transmitindo o conhecimento;
  5. Competência de comunicação nos mais diversos contextos;
  6. Investigação e levantamento de necessidades, capacidade de diagnose psicológica, planejamento, intervenção e avaliação;
  7. Atuação efetiva a articulada com as demais categorias profissionais, priorizando a atuação interdisciplinar;
  8. Sensibilidade ao sofrimento humano, comportamento ético e justo, equidade e respeito à diversidade;
  9. Socialmente atuante em sua comunidade, desenvolvendo interlocu√ß√£o com as diversas inst√Ęncias do poder p√ļblico e da sociedade civil, contribuindo com os conhecimentos da psicologia para a diminui√ß√£o da desigualdade social;
  10. Capacidade de an√°lise de situa√ß√Ķes e condi√ß√Ķes com o objetivo de decidir sobre a conduta mais adequada de acordo com a orienta√ß√£o dos conhecimentos produzidos pela ci√™ncia;
  11. Atua√ß√£o junto √† indiv√≠duos e grupos, em institui√ß√Ķes p√ļblicas e particulares, com objetivo de preven√ß√£o, reabilita√ß√£o, promo√ß√£o e prote√ß√£o da sa√ļde psicol√≥gica, sem discrimina√ß√£o social, racial, orienta√ß√£o sexual e religiosa;
  12. Atuação profissional, respaldada pela ciência, pela ética e pela bioética, lutando por serviços de qualidade no atendimento à coletividade e ao indivíduo;
  13. Liderança, gerenciamento de serviços e empreendedorismo, buscando práticas inovadoras que atendam às necessidades e busque o bem-estar da coletividade.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

O Curso de Psicologia da SMG destacar-se por uma concep√ß√£o o diferenciada expressa na matriz curricular ao propor a forma√ß√£o b√°sica por meio de componentes comuns de apreens√£o dos problemas humanos, sociais, quer sejam: econ√īmicos, ambientais ou culturais, que alicer√ßam os comportamentos coletivos e individuais instigando ao futuro profissional √† um comprometimento com seu campus de a√ß√£o, dele fazendo um agente pol√≠tico e transformador; No tocante a forma√ß√£o espec√≠fica, apresenta estrat√©gias para superar a fragmenta√ß√£o das a√ß√Ķes desenvolvidas nos componentes curriculares oferecendo a viabilidade de pr√°ticas integrativas , via est√°gios e atividades de pesquisa e extens√£o . Considerados os componentes curriculares presentes no n√ļcleo comum, atende as demandas da popula√ß√£o de Maring√° e regi√£o: polo de sa√ļde e de educa√ß√£o, marcada por franco desenvolvimento industrial e do agroneg√≥cio e regi√£o de popula√ß√Ķes ind√≠genas: kaingang e Guarani.

O curso prop√Ķe a forma√ß√£o de profissionais cr√≠ticos, flex√≠veis e capazes de atuar em diversos segmentos do mercado, em equipes inter e multidisciplinares, de forma a cumprir com seu compromisso √©tico, pol√≠tico e ideol√≥gico.

A indissociabilidade entre a teoria e pr√°tica acaba resultando em servi√ßos prestados √† sociedade que, por sua vez, viabiliza a experi√™ncia pr√°tica educacional aos estudantes de Psicologia. O curso contar√° com servi√ßos como: Clinica Escola de Psicologia; N√ļcleo de apoio psicol√≥gico ao discente, docente e funcion√°rio da IES; Orienta√ß√£o ao profissional e aconselhamento. Os projetos de est√°gios cl√≠nicos estar√£o vinculados aos servi√ßos oferecidos pela clinica escola. O curso prop√Ķe viabilizar ao acad√™mico a participa√ß√£o em est√°gios, pesquisas, monitorias e atividades de extens√£o, inserindo o acad√™mico em atividades complementares no curr√≠culo, e estimular √† participa√ß√£o em eventos cient√≠ficos e est√°gios extracurriculares.

MATRIZ CURRICULAR

Anatomia humana

Bioestatística

Bioética

Concep√ß√Ķes do pensamento filos√≥fico

Educa√ß√£o das rela√ß√Ķes √©tnico-raciais

Empreendedorismo

Ergonomia e qualidade de vida

Est√°gio b√°sico I

Est√°gio b√°sico II

Est√°gio b√°sico III

Est√°gio supervisionado II

Est√°gio supervisionado I

Estudos antropológicos e sociológicos

√Čtica profissional em¬† psicologia

Legislação e segurança do trabalhador

Leitura e produção de texto

Metodologia científica da pesquisa

Neuroanatomofisiologia

Neuropsicologia

Novas tecnologias da informação e da comunicação

Orientação profissional

Pressupostos históricos da psicologia

Processos psicológicos básicos

Psican√°lise I

Psicanalise II

Psicodiagnóstico

Psicologia cognitivo comportamental

Psicologia da aprendizagem

Psicologia e desenvolvimento humano infantil/adolescente

Psicologia e desenvolvimento humano: adulto/terceira idade

Psicologia e pol√≠ticas p√ļblicas

Psicologia e pr√°ticas institucionais de sa√ļde

Psicologia e processos clínicos I

Psicologia e processos clínicos II

Psicologia e processos de inclus√£o

Psicologia e teorias fenomenológicas e humanistas

Psicologia e teorias histórico-críticas

Psicologia em sa√ļde

Psicologia escolar e educacional

Psicologia experimental e an√°lise do comportamento

Psicologia geral

Psicologia hospitalar

Psicologia jurídica

Psicologia organizacional e do trabalho

Psicologia social

Psicologia social comunit√°ria

Psicopatologia I

Psicopatologia II

Qualidade de vida, meio ambiente e economia sustent√°vel

Rela√ß√Ķes humanas e din√Ęmica de grupo

Sa√ļde ambiental

Técnicas de exames psicológicos I

Técnicas de exames psicológicos II

Técnicas de exames psicológicos III

Teoria e técnica psicoterapica

Tópicos especiais em psicologia I

Tópicos especiais em psicologia II

Trabalho de conclus√£o de curso I

Trabalho de conclus√£o de curso II

Notícias