Psicologia

Psicologia

MATUTINO

NOTURNO

CONCEPÇÃO

Em consonância com as diretrizes do Ministério da Educação, os cursos da área da Saúde da Faculdade Santa Maria da Glória buscam preparar profissionais para o trabalho na rede pública e particular, sempre com o perfil de atuação multi e interdisciplinar, conforme preconiza a legislação de atendimento da saúde em rede. A Psicologia, por ser uma área do conhecimento com ampla atuação profissional, estende sua prática também para as áreas da Assistência Social, da Educação, da Justiça, do Trânsito, do Trabalho, entre 21  outras onde se faz necessário o planejamento e a intervenção frente ao sofrimento humano e a qualidade de vida individual e coletiva.

OBJETIVO GERAL

Formar psicólogos éticos, tecnicamente habilitados, capacitados para a reflexão crítica de sua prática e das realidades sociais, socialmente responsável, capacitados a planejar e intervir nas mais diversas situações integrando sua prática a uma visão interdisciplinar, sendo a vida humana, a autonomia e a qualidade de vida seu direcionamento constante.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Respeito à diversidade sexual, étnica, cultural, religiosa e ideológica e defesa dos Direitos Humanos;
  2. Conhecimento das realidades coletivas e individuais;
  3. Conhecimento do funcionamento da Saúde Pública Brasileira e da legislação do Sistema Único de Saúde;
  4. Conhecimento do funcionamento da rede de Assistência Social Brasileira e da legislação do SUAS;
  5. Capacidade de análise de crítica da atuação profissional e das condições de vida da população brasileira, identificando e desenvolvendo intervenções que busquem combater a desigualdade social, a opressão, a discriminação e a exploração humana;
  6. Atuação multi e interdisciplinar, individual ou coletiva, buscando a autonomia dos indivíduos e o protagonismo social;
  7. Capacitação técnica de acordo com os preceitos científicos e orientada pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo
  8. Formar profissionais empreendedores, capazes de gerenciar, planejar, intervir e avaliar, aperfeiçoando-se constantemente e posicionando-se criticamente frente às realidades da sociedade.
  9. Formar profissionais conscientes da importância da Psicologia e de sua atuação frente ao sofrimento humano e a busca da qualidade de vida.
  10. Profissionais capacitados a buscar inovações teóricas e técnicas, através da pesquisa científica, que proporcione a melhoria da qualidade de vida.
  11. Profissionais tecnicamente capacitados para atuar de forma crítica e ética nas áreas da Saúde, da Assistência Social, da Educação, do Trabalho e de outras realidades de atuação do profissional psicólogo.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O curso de Psicologia da Faculdade SMG priorizará a construção e desenvolvimento do conhecimento científico diverso e abrangente, bem como, a reflexão e a compreensão crítica dos fenômenos psicológicos, subjetivos, sociais, políticos e culturais atuais.

Devido à formação embasada numa tríade central: pesquisa, atuação profissional e transmissão, o profissional psicólogo egresso do curso de Psicologia da Faculdade SMG está apto a atuar em diferentes contextos em que o saber e o exercício do psicólogo é convocado, com uma prática norteada pelas necessidades sociais vigentes, pelos Direitos Humanos e pela ética profissional, com o objetivo de promover a qualidade de vida.

A apropriação crítica dos fundamentos epistemológicos e metodológicos das diversas linhas de pensamento da Psicologia, com finalidade de obter uma compreensão ampla, integral e contextualizada dos processos psicológicos, capacita o egresso não somente para o exercício prático, como também para a transmissão do conhecimento com mobilidade e responsabilidade. Com a formação oferecida, é esperado do profissional egresso as seguintes competências e habilidades gerais:

  1. Perfil crítico e reflexivo, que lhe confira capacidade de avaliar sua própria prática profissional e os rumos da Psicologia;
  2. Percepção, compreensão e reflexão sobre os múltiplos fenômenos psicológicos e sociais;
  3. Domínio básico das diferentes linhas de pensamento da Psicologia;
  4. Valorização do diálogo com outros campos do conhecimento, promovendo a pesquisa e transmitindo o conhecimento;
  5. Competência de comunicação nos mais diversos contextos;
  6. Investigação e levantamento de necessidades, capacidade de diagnose psicológica, planejamento, intervenção e avaliação;
  7. Atuação efetiva a articulada com as demais categorias profissionais, priorizando a atuação interdisciplinar;
  8. Sensibilidade ao sofrimento humano, comportamento ético e justo, equidade e respeito à diversidade;
  9. Socialmente atuante em sua comunidade, desenvolvendo interlocução com as diversas instâncias do poder público e da sociedade civil, contribuindo com os conhecimentos da psicologia para a diminuição da desigualdade social;
  10. Capacidade de análise de situações e condições com o objetivo de decidir sobre a conduta mais adequada de acordo com a orientação dos conhecimentos produzidos pela ciência;
  11. Atuação junto à indivíduos e grupos, em instituições públicas e particulares, com objetivo de prevenção, reabilitação, promoção e proteção da saúde psicológica, sem discriminação social, racial, orientação sexual e religiosa;
  12. Atuação profissional, respaldada pela ciência, pela ética e pela bioética, lutando por serviços de qualidade no atendimento à coletividade e ao indivíduo;
  13. Liderança, gerenciamento de serviços e empreendedorismo, buscando práticas inovadoras que atendam às necessidades e busque o bem-estar da coletividade.

DIFERENCIAIS COMPETITIVOS

O Curso de Psicologia da SMG destacar-se por uma concepção o diferenciada expressa na matriz curricular ao propor a formação básica por meio de componentes comuns de apreensão dos problemas humanos, sociais, quer sejam: econômicos, ambientais ou culturais, que alicerçam os comportamentos coletivos e individuais instigando ao futuro profissional à um comprometimento com seu campus de ação, dele fazendo um agente político e transformador; No tocante a formação específica, apresenta estratégias para superar a fragmentação das ações desenvolvidas nos componentes curriculares oferecendo a viabilidade de práticas integrativas , via estágios e atividades de pesquisa e extensão . Considerados os componentes curriculares presentes no núcleo comum, atende as demandas da população de Maringá e região: polo de saúde e de educação, marcada por franco desenvolvimento industrial e do agronegócio e região de populações indígenas: kaingang e Guarani.

O curso propõe a formação de profissionais críticos, flexíveis e capazes de atuar em diversos segmentos do mercado, em equipes inter e multidisciplinares, de forma a cumprir com seu compromisso ético, político e ideológico.

A indissociabilidade entre a teoria e prática acaba resultando em serviços prestados à sociedade que, por sua vez, viabiliza a experiência prática educacional aos estudantes de Psicologia. O curso contará com serviços como: Clinica Escola de Psicologia; Núcleo de apoio psicológico ao discente, docente e funcionário da IES; Orientação ao profissional e aconselhamento. Os projetos de estágios clínicos estarão vinculados aos serviços oferecidos pela clinica escola. O curso propõe viabilizar ao acadêmico a participação em estágios, pesquisas, monitorias e atividades de extensão, inserindo o acadêmico em atividades complementares no currículo, e estimular à participação em eventos científicos e estágios extracurriculares.

MATRIZ CURRICULAR

Anatomia humana

Bioestatística

Bioética

Concepções do pensamento filosófico

Educação das relações étnico-raciais

Empreendedorismo

Ergonomia e qualidade de vida

Estágio básico I

Estágio básico II

Estágio básico III

Estágio supervisionado II

Estágio supervisionado I

Estudos antropológicos e sociológicos

Ética profissional em  psicologia

Legislação e segurança do trabalhador

Leitura e produção de texto

Metodologia científica da pesquisa

Neuroanatomofisiologia

Neuropsicologia

Novas tecnologias da informação e da comunicação

Orientação profissional

Pressupostos históricos da psicologia

Processos psicológicos básicos

Psicanálise I

Psicanalise II

Psicodiagnóstico

Psicologia cognitivo comportamental

Psicologia da aprendizagem

Psicologia e desenvolvimento humano infantil/adolescente

Psicologia e desenvolvimento humano: adulto/terceira idade

Psicologia e políticas públicas

Psicologia e práticas institucionais de saúde

Psicologia e processos clínicos I

Psicologia e processos clínicos II

Psicologia e processos de inclusão

Psicologia e teorias fenomenológicas e humanistas

Psicologia e teorias histórico-críticas

Psicologia em saúde

Psicologia escolar e educacional

Psicologia experimental e análise do comportamento

Psicologia geral

Psicologia hospitalar

Psicologia jurídica

Psicologia organizacional e do trabalho

Psicologia social

Psicologia social comunitária

Psicopatologia I

Psicopatologia II

Qualidade de vida, meio ambiente e economia sustentável

Relações humanas e dinâmica de grupo

Saúde ambiental

Técnicas de exames psicológicos I

Técnicas de exames psicológicos II

Técnicas de exames psicológicos III

Teoria e técnica psicoterapica

Tópicos especiais em psicologia I

Tópicos especiais em psicologia II

Trabalho de conclusão de curso I

Trabalho de conclusão de curso II

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