Conheça os sistemas de cores Pantone, RGB e CMYK

Você não precisa ser da área de design para ficar por dentro dos sistemas de cores. Além de ajudar na harmonização dos elementos que compõem uma peça gráfica, eles também facilitam alguns processos do mercado, incluindo a conversão dos padrões de cores para impressão.

Leia também:

Regra de três: para que serve?

Como funciona o estágio no EaD?

Pantone, RGB e CMYK são sistemas de cores muito curiosos. Que tal conferir abaixo suas principais características e depois aplicá-los na sua rotina?

Pantone

Pantone Matching System ou PMS (Escala de Cores Pantone) é referência mundial em controle e especificação de cores, influenciando na identificação visual de marcas, na impressão de peças, em bandeiras, no mundo da moda e da arquitetura e de muitas outras áreas.

Sua paleta possui cores exclusivas e a utilização de seu padrão deve ser licenciada ou permitida pela empresa. São mais de 500 cores disponíveis no catálogo, como no exemplo abaixo:

De acordo com o Pantone, a cor de 2020 é a 19-4052 Classic Blue. Para a empresa, ela é empática e instigante, contemplativa e reflexiva.

RGB

Apesar de menor do que o Pantone, o sistema de cores RGB pode ser encontrado em todos os dispositivos eletrônicos como televisões, câmeras digitais, celulares e monitores de computador.

As três letras significam as cores primárias Red (Vermelho), Green (Verde) e Blue (Azul). A combinação das três dá origem a outras cores. Assim, podemos chamá-lo de sistema de cores aditivo.

Confira o exemplo abaixo:

 

CMYK

Mais utilizado em gráficas, impressoras e fotocopiadoras, o sistema de cores aditivo CMYK segue a mesma linha de pensamento do RGB. As quatro letras significam as cores primárias Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e BlacK (Preto). Com a combinação das quatro é possível dar origem a outras cores também.

Confira o exemplo abaixo:

 

Gostou do conteúdo? Fique ligado (a) no blog da SMG para mais artigos curiosos!

Fontes: S.O.S (Tecnologia e Educação), HelioPrint e CreativeCopias.

Conheça os nossos diferenciais e inscreva-se já:

>>>>> SMG

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress