Como fazer um currículo?

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego em 2019 atingiu 12,6 milhões de pessoas. Esse número revela que as coisas podem estar mais complicadas que o normal para aqueles que estão buscando por uma oportunidade de trabalho.

Se identificou com a situação? Está se aperfeiçoando para se enquadrar as exigências de um mercado cada vez mais competitivo, mas cansado de enviar currículos e mais currículos e não ser chamado para nenhuma entrevista? 

Nós vamos ajudá-lo. Trouxemos um conjunto de dicas para enriquecer o documento e chamar a atenção dos recrutadores. Confira!

Seja objetivo

Tem um velho ditado que diz que a primeira impressão é a que fica e pode ser facilmente aplicado na busca por uma oportunidade de trabalho. É por isso que você deve saber como fazer o currículo perfeito para chamar a atenção do recrutador: provavelmente, ele nunca ouviu falar você.

Organize o conteúdo de forma básica e objetiva, sempre dando destaque as suas experiências anteriores, formação, competências técnicas e pessoais. Não esqueça dos dados básicos de contato: nome completo, idade, telefone para contato, endereço e e-mail.

Não conte mentiras

O currículo é o primeiro contato entre você e a futura empresa. Por isso, pode ser considerado como uma porta de entrada para o sucesso. E essa jornada precisa começar pautada na honestidade. Jamais descreva habilidades que você não possui. Uma hora a casa cai e pode pegar mal.

Esqueça as selfies

Só coloque uma foto no currículo se o anúncio da vaga estiver solicitando. Ainda assim, essa não é uma oportunidade de autopromoção da sua imagem. Ou seja, esqueça as selfies. A foto deve ser bem iluminada e neutra, o mais próximo o possível de uma 3×4.

Revise antes de enviar

Em hipótese alguma entregue o seu currículo com errinhos de português, portanto, revise o texto antes de enviar. Se for preciso, peça para alguém fazer uma leitura e possíveis correções.

Prontinho, aqui estão as dicas para você montar um currículo que valoriza a sua imagem como profissional. Boa sorte na busca por uma nova oportunidade de trabalho!

Quanto mais capacitado, mais chances de conseguir um emprego. Veja o curso de extensão inovador promovido pela SMG. 

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress