Diploma EAD e diploma presencial: qual vale mais? 

Autor(a):

Os dois tem exatamente o mesmo valor! Segundo o Ministério da Educação (MEC), não há distinção entre alunos com diploma EAD e diploma presencial, importando apenas se estes concluíram a graduação e se a instituição tem o seu reconhecimento.

Aliás, é bom saber que os diplomas sequer trazem a informação se o curso foi a distância ou presencial.

Certamente, você está mais aliviado e vai escolher a melhor modalidade para você sem se preocupar com o peso do diploma, certo? Então, vamos entender as diferenças entre as modalidades.

Qual a diferença entre um curso EAD e presencial? 

Às vezes as pessoas ainda têm dúvidas, então vamos entender a diferença:

• Modalidade presencial 

Basicamente, é aquele curso que aluno e professor precisam estar presentes no mesmo ambiente, na sala de aula. As aulas têm horário de início e fim.

• Modalidade EAD 

Aqui, o aluno estuda quando e onde quiser, afinal as aulas podem ser acessadas pela internet. Existem encontros presenciais também, mas estes são agendados previamente, e só acontecem no fim do módulo, geralmente.

 

Leia também: Bacharelado ou Licenciatura: qual é o melhor?

Por que o EAD é mais barato? 

Certamente, essa é a maior vantagem da modalidade a distância. É fácil entender o porquê. Se não há uma sala de aula, um único professor por turma, uma estrutura física a se manter, é claro que os custos são menores, consequentemente a mensalidade também. Afinal, os conteúdos gravados podem ser replicados a milhares de alunos.

 

O mercado de trabalho vê o diploma EAD e diploma presencial do mesmo modo?

Anteriormente, havia um preconceito por parte dos empregadores que acreditavam que o aluno EAD não estava tão bem preparado. No entanto, os julgamentos foram perdendo força e o mercado compreendeu (aos poucos) que, além do conteúdo ser de qualidade, para estudar a distância esses alunos precisam ter características muito valorizadas: proatividade, organização, autonomia e independência.

 

O diploma pode não ser reconhecido?

Independente, de ser um diploma EAD ou diploma presencial, se a instituição de ensino não for reconhecimento pelo MEC, ele não terá valor algum. Por isso, é indispensável que você descubra se a instituição que você escolheu tem é reconhecida. E descubra antes de fazer a matrícula! Basta uma consulta rápida no portal do MEC.

 

 

#insta
#facebook
Faculdades SMG © 2019​