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Ciência da Computação

Ciência da Computação

CONCEPÇÃO

O avanço tecnológico e os meios de comunicação de massa invadiram todas as instâncias da vida humana, alterando a ordem social e a forma de viver da sociedade. A internacionalização dos mercados, o valor dado ao conhecimento e às organizações são apenas algumas das características desse cenário de transformação e mudança. Com incrível velocidade surgem inovações, e uma variada gama de capacidades de recursos, alternativas, técnicas de hardware e software vêm sendo colocadas à disposição das empresas.

Portanto, é lícito supor que não é no terreno da oferta de tecnologias de processamento de dados que se podem encontrar justificativas para eventuais maus desempenhos, operacionais e gerenciais, dos sistemas de informação. O gerenciamento do saber passou a ser fundamental para a permanência no mercado de trabalho. Para a sociedade do conhecimento, o saber é o bem de maior valor. O conhecimento adquirido durante um ciclo de estudo já não é suficiente para garantir ao profissional sua sobrevivência no mercado, necessitando, portanto, aprimorar-se permanentemente, buscando capacitação e requalificação.

Nesse cenário de mudanças, em que a inovação ocupa um lugar de destaque, resultante de um mundo de avanços científicos e tecnológicos permanentes, a Faculdade SMG pretende formar profissionais da Ciência da Computação investigativos, capazes de contribuir para o desenvolvimento regional e de sua própria área, pesquisando e desenvolvendo soluções para o aprimoramento da ciência e de suas aplicações, pelos meios computacionais. O curso foi concebido com o compromisso de promover uma formação abrangente e bem fundamentada em todas as áreas da informática, comprometido com a realidade da região norte do Paraná.

Para tanto, a Instituição fomentará as condições necessárias para a viabilização de uma educação de qualidade, em observância aos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação (e Comissão de Especialistas).

OBJETIVOS

Formar recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação, aptos a identificar problemas do mundo real, propor soluções inéditas ou melhorar as já existentes, tornando-as operantes no que diz respeito à efetivação de um determinado projeto, por meio da construção de modelos computacionais e de sua implementação.

PERFIL DO EGRESSO

A importância de um Bacharel em Ciência da Computação para a sociedade pode ser materializada de várias formas, dentro do trabalho rotineiro de empresas e indústrias em geral. Sabe-se que, atualmente, devido ao grande fluxo de informações, sejam elas econômicas, financeiras, administrativas, ou de natureza puramente tecnológica (relacionadas, por exemplo, à monitoração e ao controle de um processo físico ou químico particular), ferramentas de hardware e software, cada vez mais eficientes, precisam ser desenvolvidas para o tratamento destas informações, assim como para a determinação de ações a serem tomadas à luz das mesmas.

A preocupação com o desenvolvimento de ferramentas eficientes às empresas é tão importante quanto a consideração dos aspectos econômicos, políticos e culturais relacionados a estas ferramentas. Assim sendo, o curso de Ciência da Computação proposto busca a formação de profissionais que atuarão de forma a viabilizar o fluxo destas informações através de projeto, construção e implementação de recursos computacionais, sejam eles em nível de hardware ou de software.

De maneira sucinta, pode-se afirmar que o curso de Bacharelado em Ciência da Computação desta Instituição provê uma formação que capacita o profissional para desenvolver a ciência e a tecnologia da informação, solucionando, particularmente, problemas do mundo real, através da construção de modelos computacionais e de sua implementação. Profissionalmente, o egresso deste curso deverá possuir sólida base de conhecimentos para enfrentar as freqüentes modificações tecnológicas, caracterizadas pelo dinamismo apresentado pela área de Ciência da Computação.

MATRIZ CURRICULAR

1º Período

  • Bases Mercadológicas da Tecnologia da Informação;
  • Criatividade e Inovação;
  • Economia e Cenários Globalizados;
  • Ética Profissional;
  • Leitura e Produção de Texto.

2º Período

  • Administração das Organizações;
  • Arquitetura e Organização de Computadores;
  • Física Aplicada;
  • Fundamentos da Matemática;
  • Inglês Técnico e Instrumental;
  • Linguagem de Programação I;

3º Período

  • Calculo I;
  • Estudos Antropológicos e Sociológicos;
  • Linguagem de Programação II;
  • Matemática Discreta;
  • Redes de Computadores;
  • Sistemas Digitais.

4º Período

  • Banco de Dados I;
  • Cálculo II;
  • Estrutura de Dados;
  • Linguagem de Programação III;
  • Lógica Matemática;
  • Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Economia Sustentável.

5º Período

  • Algebra e Sistemas Lineares;
  • Banco de Dados II;
  • Educação das Relações Étnico-Raciais;
  • Estatística e Probabilidade;
  • Linguagem de Programação IV;
  • Pesquisa e Ordenação.

6º Período

  • Análise de Algoritmos;
  • Empreendedorismo;
  • Engenharia de Software;
  • Fundamentos da Programação Paralela e Distribuída;
  • Processamento de Imagens;
  • Sistemas Operacionais.

7º Período

  • Computação Gráfica;
  • Estágio Supervisionado I;
  • Linguagem de Programação V;
  • Linguagens Formais, Autômatos e Computabilidade;
  • Metodologia Científica da Pesquisa;
  • Pesquisa Operacional e Otimização;
  • Teoria dos Grafos.

8º Período

  • Auditoria e Segurança de Sistemas;
  • Compiladores;
  • Estágio Supervisionado II;
  • Inteligência Artificial;
  • Interface Homem Máquina;
  • Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação;
  • Tópicos Especiais em Ciência da Computação.

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