Fisioterapia

Fisioterapia

MATUTINO

NOTURNO

CONCEPÇÃO

O Curso de Fisioterapia visa a formar um profissional crítico e reflexivo, com uma formação universitária generalista e humanista para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, comprometido com a promoção do seu papel social e com valores inspiradores de uma sociedade democrática.

OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissionais fisioterapeutas generalistas, aptos a atuar em todos os níveis de atenção à saúde (prevenção, promoção e reabilitação) com uma visão ampla e global; o profissional deve respeitar os princípios éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade com o objetivo de preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade dos órgãos, sistemas e funções; deve ser um profissional voltado ao desenvolvimento científico e apto a adquirir por sua iniciativa informações que possam garantir uma educação continuada e permanente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver a compreensão da saúde e das condições dignas de vida como direito de todos;
  • Ampliar conceitos para que se possa garantir a manutenção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida das famílias e da comunidade, entendendo a assistência integral à saúde como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, em todos os níveis de complexidade do sistema de saúde e realizado de forma multidisciplinar;
  • Promover a compreensão do desenvolvimento histórico e metodológico da profissão de fisioterapeuta, seus deveres e direitos para com a sociedade;
  • Possibilitar o exercício da profissão de forma condizente ao contexto social, entendendo-a como forma de participação social e respeito aos princípios éticos;
  • Contribuir para que haja a inserção do fisioterapeuta em todos os níveis de atenção à saúde, programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, ampliando a interação multidisciplinar e o crescimento e desenvolvimento da profissão;
  • Ampliar a atuação do profissional a ser formado para o âmbito das atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde pública ou privada, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;
  • Desenvolver conteúdos e técnicas para a compreensão crítica dos aspectos relacionados às questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais, de modo a permitir avaliações e reavaliações, coleta de dados, realização e interpretação de exames propedêuticos e complementares, ou seja, de diagnósticos cinético-funcionais, bem como da integridade de órgãos, sistemas ou funções do corpo humano;
  • Promover a manutenção e controle para eficácia na utilização dos recursos tecnológicos, na atuação fisioterapêutica, visando à qualidade e à segurança.

PERFIL DO EGRESSO

Profissional fisioterapeuta com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com uma visão ampla e global. Com o objetivo de atuar na promoção da saúde, prevenção de doenças e incapacidades, no tratamento e reabilitação, respeitando os princípios éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade, sendo um profissional voltado ao desenvolvimento científico e apto a adquirir por iniciativa própria conhecimentos que possam garantir uma educação continuada e permanente.

Toda a formação proporcionada ao discente estará alicerçada nas quatro aprendizagens fundamentais, citadas em relatório publicado pela comissão internacional da UNESCO[1], documento que apontou os pilares do conhecimento para a educação do século XXI:

  1. Aprender a conhecer, isto é, adquirir não apenas conhecimentos estanques, mas incorporar os instrumentos e as habilidades da compreensão, da análise, do entendimento e da construção do conhecimento;
  2. Aprender a fazer, de modo a transformar a teoria em prática, para poder agir sobre o meio envolvente e contribuir para transformar a realidade;
  3. Aprender a conviver, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas, fortalecendo os vínculos sociais;
  4. Aprender a ser, via essencial que integra as três aprendizagens precedentes, configurando-se como meio pelo qual se descobre o sentido da própria existência e da atividade profissional.

 

O futuro profissional em Fisioterapia da Faculdade Santa Maria da Glória – SMG terá uma formação generalista, humanista e crítico-reflexiva, com capacidade para atuar nos diversos níveis de atenção à saúde, observando os princípios éticos/bioéticos e os contextos socioculturais, políticos e econômicos que influenciam o processo saúde-doença do indivíduo e da coletividade.   Tendo como objeto de estudo o movimento humano, o futuro profissional deverá elaborar diagnóstico cinético-funcional, eleger e executar procedimentos que promovam, preservem e restaurem a integridade de órgãos, sistemas e funções.

Concluindo o futuro fisioterapeuta será capaz de:

  • Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de educação, promoção, prevenção e reabilitação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
  • Intervir promovendo as relações multiprofissionais, interdisciplinares e transdisciplinares com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
  • Contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
  • Refletir, analisar e elaborar criticamente questões científicas e sociais em saúde implicadas na atuação do Fisioterapeuta, tendo condições de intervir nas áreas de Fisioterapia comunitária, hospitalar e clínica;
  • Planejar, atuar, acompanhar e avaliar ações e programas de educação e promoção da saúde, prevenção e reabilitação do indivíduo, de forma humana e integral, valorizando e respeitando a vida;
  • Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do Fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
  • Eleger técnicas, recursos e condutas apropriadas, objetivando tratar os distúrbios no campo do movimento humano, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
  • Ser competente tanto nos planos técnico e político como nos planos ético e social. Ser capaz de tomar decisões a partir de uma análise criteriosa das consequências na vida dos usuários do sistema de saúde, decisões estas implícitas no ato e na lógica da escolha;
  • Estar apto a problematizar o processo de trabalho em saúde, explorando suas contradições em favor das demandas legítimas da sociedade brasileira;
  • Produzir conhecimento novo em saúde e buscar novas respostas aos problemas da realidade pelo espírito aguçado de investigação e pela subjetividade inconformista e rebelde que processualmente constrói ao longo de sua trajetória de vida pessoal e profissional;
  • Atuar na formação permanente, com o diálogo e com a convivência guiada pela ética da solidariedade;
  • Ser competente para gerenciar o processo de cuidar nas diferentes áreas da Fisioterapia incluindo a domiciliar, assumindo sua autonomia técnica;
  • Tornar-se referência nos serviços de saúde junto à equipe e aos usuários, ensinando e desenvolvendo a cidadania pelo exemplo ativo e atuante;
  • Ser competente para identificar necessidades individuais e coletivas de saúde interferindo na alteração do perfil de morbimortalidade do país.

[1] DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. UNESCO, 1999.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O fisioterapeuta tem um amplo campo de atuação, desenvolvendo ações em todas as fases do processo saúde-doença: promoção, prevenção e reabilitação, relacionados com as áreas de ortopedia e traumatologia, desportiva, neurologia, urologia, reumatologia, cardiologia, pneumologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, geriatria e dermatofuncional. Para atender esta demanda profissional, o fisioterapeuta pode atuar em diferentes cenários: Unidades de saúde e de Apoio à Comunidade; domicílios, Centros de Educação e Investigação, Centros ou Serviços de Saúde Ocupacional; Escolas; Creches; Centros para Idosos; Clubes Desportivos; Empresas/Locais de Trabalho, Hospitais; Centros de Reabilitação; Centros Comunitários de Saúde, Ambulatórios ou Consultórios Privados e em outros locais de atenção integral à saúde. Em seu trabalho, o fisioterapeuta pode atuar independentemente de outros profissionais de saúde, mas também dentro de programas, projetos e equipes interdisciplinares e multiprofissionais de saúde.

MATRIZ CURRICULAR

Anatomia humana

Anatomia humana aplicada ao sistema neuromuscular

Avaliação funcional

Bioestatística

Bioética

Biologia celular, histologia e embriologia

Bioquímica e biofísica

Biossegurança

Ciências da fisioterapia

Cinesiologia e biomecânica

Cinesioterapia e mecanoterapia

Clínica cardiológica em fisioterapia

Clínica em dermatofuncional

Clínica neurológica em fisioterapia

Clínica pneumológica em fisioterapia

Clínica traumatológica, reumatológica e ortopédica em fisioterapia

Clínica uroginecológica  e proctologia em fisioterapia

Educação das relações étnico-raciais

Eletrotermofototerapia

Empreendedorismo

Ergonomia e qualidade de vida

Estágio supervisionado I

Estágio supervisionado I

Estudos antropológicos e sociológicos

Farmacologia

Fisiologia do exercício

Fisiologia humana

Fisioterapia  aplicada a dermatofuncional

Fisioterapia aplicada a  cardiologia

Fisioterapia aplicada a  neurologia

Fisioterapia aplicada a  pneumologia

Fisioterapia aplicada a  traumatologia, reumatologia e ortopedia

Fisioterapia aplicada a  uroginecologia e proctologia

Fisioterapia desportiva e treinamento funcional

Fisioterapia em neonatologia

Fisioterapia em pediatria

Fisioterapia gerontológica

Fisioterapia na saúde do trabalhador

Genética

Hidroterapia

Interpretação de exames radiológicos

Legislação e saúde do trabalhador

Leitura e produção de texto

Metodologia científica da pesquisa

Microbiologia e imunologia

Patologia

Psicologia em saúde

Qualidade de vida, meio ambiente e economia sustentável

Recursos  terapêuticos  manuais e terapias  complementares

Saúde ambiental

Saúde pública e epidemiologia

Tópicos especiais em fisioterapia

Trabalho de conclusão de curso I

Trabalho de conclusão de curso II

Notícias