Perguntas frequentes da banca de TCC

Estamos chegando na reta final do ano e essa é uma época importante para muitos estudantes que estão terminando a graduação. E para que este ciclo seja encerrado com sucesso, é necessário apresentar o trabalho de conclusão de curso, o famoso e temido TCC.

São meses dedicados a realizar um trabalho digno de ser publicado em revista científica. Mas não basta só entregar o texto. É preciso apresentar a produção para um time de profissionais selecionados, aonde mora o pânico da maioria dos alunos. Para dar aquela ajudinha esperta, trouxemos algumas perguntas frequentes da banca de TCC. Confira nossas dicas e arrase na apresentação!

Sobre o título

Uma das perguntas frequentes que a banca de TCC pode fazer está relacionada ao título, considerado uma peça-chave já que deve trazer uma síntese objetiva da finalidade da sua pesquisa. Dentro disso, os possíveis questionamentos serão:

  1. Por que você escolheu esse título?
  2. O que você queria alcançar com ele?

Por isso, a recomendação é que você escolha um título bem específico, sem abrir espaço para que a banca faça qualquer questionamento. 

Sobre a metodologia

A metodologia do TCC é a parte do trabalho que descreve exatamente qual o tipo de pesquisa realizada, revelando os recursos e fontes escolhidos para a coleta de dados.As perguntas frequentes de banca de TCC sobre a metodologia costumam ser:

  1. Qual é a abordagem metodológica do seu TCC?
  2. Por que o instrumento tal foi escolhido para o seu tipo de pesquisa?

Geralmente, a banca costuma fazer esses questionamentos quando o próprio trabalho não cita ou não é claro sobre como isso foi feito. Verifique com seu orientador a melhor forma de expor essa informação em seu trabalho.

Sobre as referências utilizadas

O referencial bibliográfico é uma parte delicada do trabalho de conclusão de curso. Primeiro, porque é nessa hora que muitos acabam pecando e plagiando alguns trechos, ainda que sem intenção. 

Segundo, porque as pessoas escolhidas para compor a banca costumam ter alguma afinidade com o tema apresentado. Por isso, podem perguntar:

  1. Por que você escolheu o autor X para embasar o seu trabalho?
  2. Por que você não citou o autor X no seu TCC?

Para responder à essas perguntas, a escolha das obras e estudiosos deve ser consciente e bem embasada. Ou seja, você deve se informar direitinho a respeito dos teóricos mais respeitados da área escolhida para dissertar. 

Seja qual for a pergunta feita pela banca de TCC, seja sincero e profissional na sua resposta. Além disso, seja educado quando receber elogios, críticas e recomendações, agradecendo e mostrando interesse em conhecer um pouco mais o assunto abordado.

Depois da aprovação, relaxe e curta suas férias. Confira algumas dicas para a pausa de fim de ano.

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress