Quais hábitos um estudante de EAD deve evitar?

Há alguns anos atrás, conquistar um diploma sem sair de casa era algo fora de cogitação. No entanto, o que era inimaginável, agora é uma possibilidade para todos aqueles que querem estudar, mas são impedidos pela localização, valores ou administração de tempo.

Esse acesso à educação a distância só está sendo possível pelas novas tecnologias que popularizou a modalidade. E como em curso presencial, a modalidade pede organização e dedicação. Aliás, justamente por contar apenas com a proatividade do próprio aluno, o EaD é muito exigente.

É preciso ter foco e motivação para realizar todas as metas que são impostas, mas muitas vezes alguns deslizes são cometidos. E para ajudar você a usufruir cada vez mais dessa forma de ensino, separamos alguns hábitos que precisam ser evitados. Confira!

A distração é a inimiga da perfeição!

A gente entende que é uma tarefa complicada pedir para que você se desligue do mundo virtual, principalmente porque as mudanças acontecem e todos querem ser “o primeiro a saber”, mas quando o futuro é uma prioridade, qualquer sacrifício nesse estilo é bem-vindo. Lembre-se que os seus estudos fazem parte do seu desenvolvimento.

Na verdade, nem estamos pedindo para você excluir aplicativos ou redes sociais da sua aba de favoritos do navegador ou do celular. Pelo contrário, você pode continuar ligado na internet, mas tudo com moderação e no tempo certo. Enquanto estiver estudando uma disciplina do EaD, por exemplo, evite ficar pensando nas fotos que o crush postou ou no novo filme que a Netflix lançou.

Além das distrações disponíveis a um alcance da mão, evite questões externas. Fique longe, pelo menos enquanto estiver com aquele tempinho reservado para os estudos, de problemas familiares, os famosos rolês com os amigos ou aquele cineminha. Pode não parecer, mas essas distrações estão por toda a parte, em qualquer momento do seu dia. Temos certeza de que eles não vão ficar chateados se você escolher o aprendizado.

Amanhã eu faço…

Se você sempre deixa tudo para depois, acabe agora mesmo com esse hábito. Está precisando entregar um trabalho para concluir a disciplina e passar para as próximas fases do curso a distância? Então, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. É claro que não é necessário começar e terminar em um único dia, mas ir fazendo aos pouquinhos é uma ótima escolha.

Pense na sensação que é entregar um trabalho de última hora. Não é agradável e, infelizmente, apesar de suas justificativas, constrói uma imagem completamente errada de você mesmo. Afinal de contas, quem vai querer fazer trabalhos ou dividir opiniões com alguém que não consegue se organizar e dedicar um tempo para a entregar de uma atividade?

Essa é uma dica que pode ser instaurada em todos os aspectos da sua vida. Postergar tarefas, independentemente de quais sejam, não é saudável, deixa você estressado e o único resultado possível envolve muita dor de cabeça e autopunição. Assim, comece o quanto antes as suas atividades e trabalhe ao lado do tempo, e não contra ele.

Tímido, eu?

Não acredite quando dizem que essa modalidade é a personificação da solidão. Como já mencionamos algumas vezes em matérias anteriores, o EaD conta com professores-tutores e diferentes alunos nos fóruns de discussão. Você nunca estará sozinho, pode ter certeza. Nem mesmo a sua rotina de estudos vai ser solitária, pois logo amizades são construídas e contatos são compartilhados.

Mas não adianta estar conectado com outros alunos de diferentes lugares se a timidez não abandonar você. Enquanto algumas pessoas são bem extrovertidas e espontâneas, outras podem ser naturalmente o contrário. Se um aluno não se permite a socialização online, então consequentemente o EaD será de uma pessoa só. Isso não pode acontecer. Nossa dica é respirar fundo, deixar o medo de lado e enviar um “oi, tudo bem?”

E essa comunicação também vale para as suas dúvidas. Surgiu alguma questão relacionada ao conteúdo da disciplina? Não fique com vergonha de conversar com o tutor disponível e esclareça tudo. Ficar amontoando questões mal resolvidas não ajuda, apenas prejudica o seu desenvolvimento como aluno e profissional.

E então, gostou das nossas dicas? Preparado para enfrentar a rotina do EAD e garantir seu diploma ser sair de casa?

Conheça agora mesmo nossas opções de curso EAD. E lembre-se: dá pra fazer tanto uma graduação, como uma pós.