Saiba como escolher a modalidade de ensino ideal para você!

Você está prestes a ingressar no ensino superior e quer saber qual a modalidade de ensino ideal para você?

Nós da SMG vamos te ajudar a decidir!

Confira como funcionam as modalidades de ensino superior e decida qual delas é ideal para você!

Leia mais sobre o que está rolando no meio acadêmico em:

Você já conhece os programas PROUNI, SISU e FIES?

O mundo acadêmico atual oferece várias possibilidades de formação, com o objetivo de abranger os mais variados perfis de alunos. Desde os que estão saindo do ensino médio até os que ficaram um tempo sem estudar e decidiram que é hora de se atualizar.

Com essa visão ampla, a SMG aderiu a duas modalidades de graduação existentes no meio acadêmico: EaD – que é o ensino a distância e presencial.

Mas qual das modalidades é a melhor para você?

O primeiro passo para escolher a modalidade certa para você, é ponderar qual delas se encaixa melhor na sua rotina.

Se você é muito ocupado, não tem tempo para estar todos os dias em sala de aula, o ideal seria optar pela modalidade EaD, que oferece grande flexibilidade de horários.

E para o aluno que consegue estar na instituição e deseja estar imerso em tudo que diz respeito ao ensino superior presencialmente, o ideal é a graduação presencial, na qual a interatividade com colegas e professores não é virtual.

Alguns comportamentos são inerentes ao perfil das duas modalidades, como organização e dedicação. Pois, independentemente da modalidade, a graduação requer empenho por parte do aluno.

Conheça as diferenças entre modalidades:

Graduação Presencial

A graduação presencial é ideal para o aluno que pretende imergir fisicamente no ensino superior, pois nessa modalidade a comunicação com os colegas e professores é feita presencialmente. Também tem mais participação em eventos, palestras, seminários, o que proporciona maior facilidade na construção do seu networking.

O aluno da graduação presencial é assíduo e pontual, pois sabe que se faltar ou se atrasar vai perder conteúdo e cada minuto é importante. Há, também, a questão das faltas. Em cada dia ocorrem três aulas e se faltar um dia serão três faltas

Sabendo disso, o aluno da graduação presencial já se organiza para evitar que ocorram faltas ou atrasos constantes.

As provas na modalidade presencial são todas realizadas em sala de aula. Normalmente, tem uma semana de provas na qual acontecem as avaliações bimestrais de todas as disciplinas.

E como estão funcionando as aulas presenciais durante a pandemia?

As aulas presenciais precisaram ser adaptadas para o ensino remoto , devido às recomendações de isolamento social.

A Faculdade SMG transferiu as aulas presenciais para o ensino remoto, mantendo a qualidade e a eficácia.

Graduação EaD

A modalidade a distância conquista cada vez mais adeptos. Pois, tem se mostrado bastante eficaz sem perder a qualidade.

O aluno da graduação EaD gosta de autonomia, flexibilidade e é determinado.

A vantagem da modalidade EaD, é que o próprio aluno pode criar sua rotina de estudos, encaixando a graduação no horário que lhe for mais conveniente.

O aluno do EaD muitas vezes é bastante ocupado, mas sabe que precisa investir na sua formação profissional para alcançar outros patamares no mercado de trabalho. Por isso o EaD é ideal, pois pode estudar, onde e quando quiser! Aliando praticidade ao ensino de qualidade.

O aluno do EaD também é econômico, pois muitas vezes é aquele aluno que saiu do ensino médio e ainda não está trabalhando, porém deseja investir em um curso de ensino superior. O ead, é ideal para esse aluno, pois os valores nessa modalidade são menores, e ainda evita custos com transporte, alimentação e materiais impressos.

As aulas são flexíveis, pois a graduação EaD disponibiliza vídeos gravados e que podem ser acessados a qualquer momento. O aluno pode estudar no conforto do seu lar ou até mesmo no deslocamento para o trabalho, dentro do coletivo.

Na modalidade EaD, as disciplinas são ministradas por módulos, sendo realizada uma prova a cada dois meses no polo da instituição.

Cada disciplina possui um tutor que orienta e oferece suporte para os acadêmicos.

As aulas são disponibilizadas no AVA, a Plataforma Virtual de Aprendizagem, que é completa e de fácil acesso, visando a praticidade dos educandos.

E aí, conseguiu identificar qual das modalidades de ensino superior é a ideal para você?

Então, não perca tempo! O seu futuro começa agora! Agende o seu vestibular SMG e faça parte de uma instituição com reconhecimento e nota de excelência pelo MEC!

Navegue pelo Blog | SMG para conhecer mais sobre a instituição e siga-nos nas redes sociais!