Quem faz Pedagogia só pode dar aula para criança?

Quando o assunto é o curso de Pedagogia, algumas dúvidas podem aparecer na mente de quem está pensando em investir nessa graduação: quem faz Pedagogia só pode dar aula para criança? Existe pedagogo em espaços não escolares? Afinal, quem faz pegagogia pode trabalhar em que?

Não há como negar que a Pedagogia é uma das mais belas profissões. Quem não lembra com carinho da primeira professora, não é mesmo? Isso significa que a missão de alfabetizar crianças e adultos pode ser cumprida com louvor pelo pedagogo.

Entretanto, alfabetização e educação infantil não são as únicas áreas da Pedagogia. A profissão tem um campo de atuação bem maior do que você imagina. Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto.

O que é ser pedagogo

Quem se forma em Pedagogia é chamado de pedagogo. Esse profissional atua em processos relacionados ao ensino e aprendizagem. Se você parar um pouco para pensar, vai concluir que não são apenas as crianças que estão em constante aprendizado: ao longo da vida nós, adultos, sempre teremos alguma habilidade a ser desenvolvida. Por isso, ser pedagogo não é sinônimo de professor de criança

No entanto, é fato que as salas de aula ainda são a maior fatia do espaço ocupado por esses profissionais. Mas nem sempre elas estão nas escolas de Educação Infantil. E dependendo dos objetivos da sua carreira, a Pedagogia pode ser o curso ideal para você.

Quem é formado em pedagogia pode dar aula de que

Basicamente, quem faz Pedagogia porque deseja dar aulas, pode lecionar na Educação Infantil, séries iniciais e Educação de Jovens e Adultos. 

  • Educação Infantil: crianças de 0 a 6 anos de idade;
  • Séries iniciais: crianças em processo de alfabetização até o 5º ano;
  • Educação de Jovens e Adultos: pessoas que não tiveram acesso a educação básica ou não concluíram os estudos.

Quais as áreas além da Educação Infantil

Quando você verifica mais a fundo sobre como é o curso de Pedagogia, descobre que a graduação vai além de dar aula para crianças. Na realidade, o universo do pedagogo não está restrito as escolas de educação infantil. Por exemplo, no que se refere à educação, temos:

  • a presença do pedagogo em brinquedotecas; 
  • o trabalho do contador de histórias em espaços infantis ou em hospitais;
  • treinamentos na área educacional;
  • escola de idiomas;
  • presença do pedagogo em organizações não-governamentais (ONG`s);
  • alfabetização de jovens e adultos (EJA);
  • criação, revisão e edição de materiais didáticos;
  • a área de educação especial;
  • gestão escolar;
  • consultoria e assessoria educacional;
  • orientação vocacional.

Ufa! São muitas atividades que podem ser desempenhadas na área da educação mas não necessariamente dando aula para crianças, não é mesmo? Mesmo assim, você está preparado para se surpreender?

Pedagogia empresarial

A Pedagogia Empresarial é uma área que vem ganhando destaque. Consiste em utilizar técnicas e metodologias pedagógicas dentro das empresas, com o intuito de promover o desenvolvimento dos colaboradores.

Hoje, as organizações que desejam alcançar o sucesso sabem bem o papel dos colaboradores nesse processo e não medem esforços para capacitar suas equipes. A Pedagogia Empresarial é um poderoso recurso para atingir esse objetivo. Se você gosta da área de gestão em pessoas, talvez a Pedagogia seja o caminho ideal para uma carreira brilhante nessa área.

Indústrias

Você pode estar pensando: qual a diferença entre o pedagogo nas empresas e nas indústriasToda a diferença do mundo, quando essa indústria é a de… brinquedos!

Quem convive com criança ama brinquedos pedagógicos. E ninguém melhor para idealizá-los que o pedagogo, não é mesmo? Se você é uma pessoa cheia de criatividade, talvez esse seja o espaço no mercado de trabalho ideal para você.

Área acadêmica

Você até quer lecionar, mas não se imagina dando aula para crianças, adolescentes e nem alfabetizando adultos. O que fazer? Desistir da carreira?

Jamais!

Nada impede que você se forme em Pedagogia, invista em uma pós, vá para o mestrado e ocupe uma vaguinha na sua faculdade do coração, ensinando pessoas que tem como principal objetivo dar aula para crianças. <3

Hoje, você conferiu que a Pedagogia não é só dar aula para crianças. Existe um mundo por trás dessa profissão, tão belo quanto alfabetizar e trabalhar na Educação Infantil. 

Você pertence ao time que quer trabalhar com crianças? Conheça a nossa Brinquedoteca!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress