Descubra o que é liderança!

Liderança é uma característica desejada por muitas pessoas, isso porque no meio em que habitamos a expressão se tornou cada vez mais comum. Em  todos os âmbitos da vida, seja no trabalho, faculdade ou até mesmo na vida pessoal, esse termo sempre está presente.

E por que é tão importante possuir liderança? Você se considera uma pessoa com espírito de liderança?

A SMG trouxe para você um conteúdo explicativo sobre este tema para que você perceba a importância de ser um líder e em que isso pode lhe ajudar. 

Veja também mais alguns tópicos que podem lhe interessar:

O que são soft skills? Vamos falar a respeito 

Como se dar bem no relacionamento interpessoal em sua carreira profissional 

Saiba como lidar com a pressão e a competitividade no mundo do trabalho 

Se quiser descobrir se você tem espírito de liderança, você pode começar  com a percepção do seu modo de  agir em meio às pessoas. Você é a pessoa que fica quieta e segue os demais, ou é aquela pessoa persuasiva que consegue orientar as pessoas e ajudá-las a cursar um caminho? 

Neste contexto, vamos compreender um pouco sobre o conceito de liderança.

O que é liderança?

 A liderança nada mais é que a habilidade de motivar um determinado número de pessoas a realizar certas atividades com objetivos afins.

Um verdadeiro líder tem a função de inspirar as pessoas ao seu redor a exercer suas atividades com coragem e determinação. Um líder exala confiança, faz com que as outras pessoas tenham vontade de seguir suas orientações.

A liderança caminha ao lado da persuasão, um líder nato usa a persuasão como aliada. Seus métodos são convincentes e atrativos aos olhos das pessoas ao seu redor.

Quais são as características de um líder?

Um líder possui diversas características para compor esse  espírito de liderança, veja algumas delas:

  • Otimismo – não tem como ser um líder sem ser uma pessoa otimista. As pessoas que você vai inspirar precisam perceber que você acredita que vai dar certo. Só assim, elas vão acreditar também.
  • Inspiração – muito importante é conseguir estimular as ideias do seu grupo ou equipe.
  • Empatia – importe-se com as pessoas! Coloque-se no lugar do outro, na situação que ele vive e, se estiver com dificuldades, tente motivá-lo.
  • Confiança –  ser confiante é um dos primeiros passos para se tornar um líder. Trabalhe muito nisso. É necessário transmitir confiança quando estiver liderando.
  • Decisão – um líder precisa ter a sabedoria e a coragem para tomar as decisões que forem necessárias e que visem o bem da equipe.
  • Foco – É necessário ser uma pessoa focada nos objetivos da equipe. Se você se desviar disso, corre o risco de todos se desviarem com você.
  • Persuasão – saber persuadir contribui para que tudo siga o seu trajeto, assim as coisas vão acontecer como o planejado. 

E qual é a importância de ser um líder?

A importância de ser um líder está na arte de motivar as pessoas. Isto não precisa acontecer, exclusivamente, em seu  ambiente de trabalho, mas também em outros aspectos da sua vida, até mesmo na sua vida pessoal.

É importante ser um líder para conseguir o direcionamento que você quer que determinada pessoa siga sem ser grosseiro. Você não precisa sair mandando e exigindo as coisas das pessoas. Quando se tem espírito de liderança, você as motiva e as inspira a fazer algo.

Como se tornar um líder?

Para se tornar um bom líder, antes de tudo, é preciso dominar as situações, ter conhecimento sobre um assunto, dominar as metas da empresa. Não há como inspirar confiança na equipe se um líder não conhece sua área e não domina o que é necessário para orientá-la. Não ter segurança na tomada de decisões e não conhecer o próprio trabalho pode passar uma impressão ruim sobre a sua pessoa e você não vai obter o resultado almejado.

Outra questão é a comunicação: seja uma pessoa comunicativa! Adquirir esta habilidade vai ser um diferencial notável para ter sucesso como um líder. 

Saiba motivar; seja uma pessoa inspiradora, tente convencer sem dar ordens, explique por que é preciso realizar certa atividade e o que isso trará  como recompensa.  O indivíduo quer se sentir útil, parte de alguma coisa e demonstrar que ele é importante para que aquela tarefa se concretize é um ótimo passo.

Seja persistente! Você não vai se tornar um líder da noite para o dia, insista, revise seus erros e procure melhorá-los.  Liderança é um conjunto de habilidades. Por isso, trabalhe-as uma  a uma com base no que apresentamos hoje para você. E quando perceber uma dificuldade, tente usá-la como um ponto para ser melhor e não motivo para desistir.

Hábitos que um bom líder deve adquirir:

  • Corrigir-se – se cometeu um erro, tudo bem! Somos humanos e todos erramos, mas não vale só aceitar que errou, é preciso mais, corrija-se! Procure sempre ser um líder melhor.
  • Corrija – como líder você vai precisar prestar atenção aos erros dos outros também, mas procure fazer isso de um jeito agradável, usando a empatia. Aponte o erro e como consertá-lo, mas com sensibilidade e educação.
  • Elogie – você é capaz de apontar quando certa pessoa errou. Mas se ela fizer algo certo, elogie. Demonstre que o esforço dela é importante e é reconhecido. Mas lembre-se de ser sincero. Isso faz toda a diferença!
  • Torna os desafios mais interessantes – um bom líder sabe como fazer uma atividade chata se tornar algo empolgante. Isto motiva as pessoas a quererem realizar determinada tarefa.

Existem pessoas que têm uma personalidade mais próxima de um líder e outras são mais tímidas e retraídas, mas essa é uma habilidade que pode ser trabalhada. É claro que demanda esforço e dedicação, mas você pode adquiri-la.

Agora você compreende melhor o conceito de liderança?

Trabalhe em você essas características e tente aplicar com as pessoas ao seu redor. É um ótimo exercício para começar a liderar.

Continue navegando em nosso blog temos muito mais conteúdos interessantes para você! 

 

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress