Métodos que vão te ajudar na hora dos estudos!

Você pode estar estudando errado e nem sabe ou também pode ser uma das pessoas que não sabem como organizar seu tempo com os estudos ou o método mais eficaz a ser utilizado.

Não existe somente uma forma de estudar, e os mesmos métodos nem sempre funcionam para todo mundo, mas não se preocupe! Trouxemos algumas dicas que trarão resultados mais eficientes durante seu aprendizado!

 

POR QUE NÃO FAZER RESUMO?

Provavelmente você é uma daquelas pessoas que ainda fazem resumo do conteúdo estudado, não é?! Mas sabia que essa não é a técnica mais recomendada?

O resumo se baseia na elaboração de um texto com pontos importantes sobre o assunto que está sendo apresentado. Mas, muitas vezes, tópicos importantes não são considerados neste registro e, para algumas pessoas, é muito difícil identificar o que realmente é relevante para o texto. 

Esse fator limita o conteúdo que será revisado posteriormente, ocupa um grande espaço de tempo para ser elaborado e leva a um estudo superficial.

Mas existem outros métodos que trazem resultados mais efetivos!

 

MAPA MENTAL

foto: Freepik

Essa técnica de associação de ideias foi criada no final da década de 1960, por Tony Buzan, e tem se tornado a “queridinha” dos estudantes! Além de ser um apoio visual, é ótima para organizar e estruturar os pensamentos, possui mais efetividade na fixação do conteúdo e facilita no momento da revisão.

Os mapas mentais também têm sido utilizados no ambiente dos negócios, pois contribuem com a ligação entre ideias desconexas, na compreensão e solução de problemas e no cumprimento de tarefas, por exemplo.

Nesse diagrama, coloca-se o tema principal no centro e cria-se uma sequência de pensamentos que se relacionam com esse assunto, assim, o seu cérebro aprenderá de maneira mais satisfatória, pois realizará as conexões entre as informações apresentadas.

Aqui vão algumas instruções para que você consiga montar seu mapa mental:

  1. Utilize uma folha em branco e deixe-a posicionada na horizontal;
  2. No centro, insira o tema que será abordado e utilize uma cor bem marcante para sinalizá-lo;
  3. Você pode utilizar símbolos, desenhos, frases, cores para otimizar a associação entre as informações destacadas.
foto: Descomplica

Também existem alguns sites que te auxiliam a montar seu mapa mental!

Agora é só começar o seu!!

 

FAÇA QUESTÕES

É na prática que se aprende! E isso também vale para as questões!! Esse método potencializa o seu desempenho nos estudos. 

Realizar as atividades cotidianamente auxilia seu cérebro a fixar os conteúdos, é a melhor forma de praticar o tema que acabou de ser estudado, pois apresenta os assuntos que mais importam.

E aqui vão algumas dicas para te auxiliar no uso dessa técnica:

  1. Realize as questões assim que finalizar o estudo da matéria;
  2. Marque as questões que você errou. Dessa maneira, você poderá desenvolver melhor os assuntos em que apresenta dificuldade;
  3. Faça exercícios antigos e simulados;
  4. Estude por questões comentadas. Nesse modelo, você acompanhará um profissional da área analisando e comentando os erros e acertos das alternativas;
  5. Estude continuamente.

Alguns sites que você encontra questões:

 

Veja também outros conteúdos que podem lhe interessar:

Conheça os aplicativos; Issuu e Photomath! Duas ferramentas excelentes para te auxiliar na jornada acadêmica!

Ferramentas que todo estudante deve conhecer: Evernote e Aprova!

 

TEORIA DA PIRÂMIDE DA APRENDIZAGEM

Como já dissemos, cada um aprende de maneiras diferentes. Então, nem sempre, todos os métodos funcionarão com você, por este motivo, é muito importante entender quais modelos contribuem para que seu aprendizado seja mais eficaz!

Para tanto, o psiquiatra americano, William Glasser, desenvolveu a teoria da “Pirâmide da Aprendizagem”, onde exemplifica os métodos que apresentam um melhor resultado no aprendizado.

Arte: Pirâmide da aprendizagem de William Glasser – Sthefany Macedo

De acordo com a teoria de Glasser, o aprendizado pode acontecer da seguinte maneira:

 

  • 10% do conteúdo que você lê, é absorvido por sua mente;
  • A audição é responsável por filtrar 20% do que você ouve;
  • 30% do que você aprende é baseado no que você vê;
  • Você aprende  50% do conteúdo quando o vê e ouve, isso significa que a união da imagem com a audição apresenta melhores resultados;
  • Seu aprendizado aumenta para 70% quando debate o tema com outras pessoas. Isso mostra que você já consegue argumentar o tema estudado e colabora para a aquisição de novos conhecimentos;
  • Você desenvolve seu conhecimento em 80% quando coloca em prática aquilo que estuda. Um exemplo disso é a resolução de questões, não há melhor maneira de aprender do que errando;
  • Você aprende 95% quando ensina os outros.

 

É com uma junção desses métodos, por exemplo, que você poderá aprender um novo idioma.

Agora é só buscar as melhores técnicas que irão te auxiliar no desenvolvimento dessas competências.

 

TÉCNICA POMODORO

É uma das mais conhecidas técnicas de gerenciamento de tempo, afinal, não adianta nada você utilizar a melhor maneira de aprendizagem, se não consegue gerir seu tempo corretamente.

A “Técnica Pomodoro” foi desenvolvida pelo italiano, Francesco Cirillo, e complementa para o aumento da produtividade nos estudos. 

A palavra pomodoro vem do italiano e significa “tomate” , esse nome foi escolhido devido ao fato de que Francesco Cirillo utilizava um cronômetro em forma de tomate.

O método consiste em dividir o fluxo de estudo em blocos de 25 minutos, durante esse tempo você estuda sem interrupções, após esses 25 minutos, você faz uma pausa de 5 minutos e a cada 4 blocos de 25 minutos finalizados, você faz uma pausa de 30 minutos.

Arte: técnica pomodoro por Francesco Cirillo – Sthefany Macedo

Durante a pausa de 5 minutos, você pode fazer algo que não seja estudar: ir ao banheiro, mexer no celular, se alongar, etc. Esse momento é para você relaxar e também ajuda a evitar que você fique esgotado.

Essa técnica é extremamente útil, pois você se concentra apenas na atividade que está exercendo.

Para facilitar sua gestão de tempo, além de utilizar um cronômetro, existem vários aplicativos para Android e iOS, que foram criados exclusivamente com esse objetivo. Um deles é o Forest. O aplicativo conta com um temporizador e, a partir dele, você também consegue bloquear o uso do celular ou de sites que você configurar (a ideia é não ter distrações).

O legal do App é que ele funciona como uma espécie de jogo, a cada bloco de estudos você “planta uma árvore” que irá crescer durante esse momento de foco, mas se você sair do aplicativo antes do tempo, sua árvore morre. Além de plantar uma árvore virtual, o app também contribui para que árvores reais sejam plantadas na Terra.

 

Agora é contigo! Bons estudos!!

Siga nossas redes sociais:

Selecione a modalidade que encaixa no seu perfil e Inscreva-se
plugins premium WordPress