Confira as principais dicas da nova ortografia!

Quem nunca escreveu uma palavra e de repente ficou com aquele pontinho de interrogação na cabeça de como escrevê-la? As regras ortográficas já são difíceis de memorizar e quando são alteradas de tempos em tempos acabam confundindo ainda mais as pessoas. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa para esclarecer algumas possíveis dúvidas.

Como você está em relação ao uso das novas regras? Você já domina todas as mudanças da nova ortografia? Se não, isso é totalmente aceitável, pois leva um tempinho para que todos se  acostumem a usá-las. Entretanto, o tempo de adaptação às regras já excedeu e é necessário aderir à nova ortografia, pois como acadêmico você precisa estar a par e conhecer as mudanças para usá-las em sua escrita.

Antes de começarmos a apresentá-las, veja também outros assuntos que podem lhe interessar:

Saiba mais sobre o projeto de extensão de ação social 2021 da SMG e participe!

Confira algumas dicas da língua portuguesa que sempre nos causam duvidas

Gestão de pessoas você sabe o que e confira tudo o que precisa saber sobre esse tema

Descubra o que são inteligências múltiplas e como desenvolve-las

Saiba como desenvolver suas relações interpessoais

A escrita é um recurso que se faz presente diariamente, desde ao mandar uma mensagem no aplicativo de whatsapp informal para amigos a um email para seus clientes e colegas de trabalho, no âmbito profissional.

É importante que você escreva corretamente para que não gere ruídos na mensagem que você quer transmitir. E se ainda é um trabalho ou artigo acadêmico os erros ortográficos podem te comprometer ainda mais.

Novo acordo ortográfico:

O novo acordo ortográfico foi realizado no ano de 2009 com prazo para a sua adaptação até o ano de 2012.

Objetivo do novo acordo ortográfico:

O novo acordo ortográfico tem como objetivo unificar a língua portuguesa entre os países que fazem uso da mesma.

Principais mudanças realizadas na ortografia:

As principais mudanças foram efetuadas na acentuação, uso do trema e hífen.

• Acento agudo

Essa acentuação saiu em alguns casos:

Nas palavras paroxítonas, nos ditongos ( encontro de duas vogais proferidas numa mesma sílaba) abertos “oi” e “ei”, o acento agudo foi extraído. Mas somente nas paroxítonas, nas oxítonas  e nos monossílabos tônicos  a acentuação permanece.

Exemplos:

Jibóia

Jiboia

Idéia

Ideia

jóia

Joia

geléia

Geleia

•  O acento agudo também foi tirado das paroxítonas que possuem as letras i e u tônicos, que formam hiatos ( quando há a sequência de vogais, mas que pertencem a sílabas distintas) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

baiúca

baiuca

Feiúra

feiura

• Trema

Foi retirado de todas as palavras. Só é usado para nomes estrangeiros ou nomes próprios. Exemplo: Müller.

• Acento circunflexo:

Este acento foi retirado das palavras que têm as vogais seguidas; oo.

antes

depois

vôo

voo

Esta acentuação também foi eliminada dos derivados dos verbos: ler, crer e ver.

antes

depois

crêem

creem

• Acento diferencial

Também caiu a acentuação de palavras que possuem a mesma pronúncia ( homófonas).

pêlo

pelo

pólo

polo

Apenas a palavra pôr e pôde continuam a receber o acento diferencial.

• Hífen

O hífen não é mais empregado quando o prefixo da palavra termina com uma vogal e a segunda palavra é iniciada com uma consoante, nesses casos o hífen é eliminado e as duas palavras são unidas duplicando assim a consoante que inicia a segunda palavra.

Anti-racismo

antirracismo

Anti-social

antissocial

E para os casos em que a segunda palavra também é iniciada com um a vogal, é retirado o hífen e as mesmas são unidas, porém não duplica nenhuma letra.

Auto-estima

autoestima

Auto-escola

autoescola

Porém, quando a primeira palavra finaliza com ‘R’ e a segunda começa com a mesma consoante “R”, o hífen continua a existir, ou também em palavras em que a segunda palavra começa com h.

Exemplo: super-resistente, super-homem.

Outra situação em que o hífen permanece é quando as duas palavras são iniciadas com vogais iguais.

Exemplo: micro-ondas, micro-ônibus.

Dicas para você se adaptar às novas alterações:

Dicionário: Uma dica interessante seria o uso de um dicionário atualizado para que quando surgisse uma dúvida você pudesse consultá-lo. É claro, este precisa estar acessível o tempo todo. Pode ser um dicionário digital a que tenha acesso em seu smartphone mesmo.

Corretores: se você é o tipo de pessoa que escreve muito, é interessante fazer uso de um corretor, um app de correção de preferência atualizado vai poupar seu tempo e ainda te ajudar a memorizar.

VOLP: Essa dica você vai adorar, VOLP ( Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) é um aplicativo lançado pela academia brasileira de letras no qual você pode consultar a ortografia portuguesa já atualizada com o novo acordo ortográfico. E é muito prático, pois você pode acessá-lo através do celular. Está disponível para play store e Google play e pode utilizar mesmo estando desconectado da internet pois este aplicativo não exige conexão.

Continue navegando em nosso blog, ainda temos muitas informações que queremos que você confira!

Curta nossas páginas nas redes sociais e fique ligado!